Câmara promove workshop jurídico

A Câmara Brasil-Alemanha realizou em conjunto com a Global Compact German Network nesta terça-feira (2) o evento “Compliance at a further Glance”, um workshop sobre as demandas mais recentes na área de compliance, implementação vantajosa de instrumentos e conformidade de parceiro de negócios. Esse encontro deu seguimento ao tratamento do tema iniciado no início deste ano.

Na primeira oportunidade, em abril, a Câmara colaborou com o Instituto Ethos e com a Cooperação Alemã de Desenvolvimento (GIZ) para realizar o evento “Compliance at a Glance” em São Paulo. Considerando o excelente feedback dos participantes e organizadores, foi promovido o “Compliance at a further Glance”.

Os objetivos principais desse segundo workshop foram a recapitulação do aprendizado do primeiro encontro e a abordagem de propostas futuras tais quais os desafios de compliance nas empresas e as ações específicas que podem ser realizadas para nivelar o campo de ação no Brasil.

Participaram do evento diretores e gerentes jurídicos de empresas, compliance officers e advogados que atuam na área.

Moderado por Noor Naqschbandi, da Global Compact German Network, contribuíram os seguintes palestrantes: Wagner Giovanini, Compliance Officer da Siemens, Alan Pezzo, Compliance Officer da Volkswagen, Alexander Bolz, Compliance Officer da Daimler, Marco Antônio Dung Laginestra, Assessor Especial da Controladoria Geral do Município de São Paulo, Marcelo Coimbra, do Fleury e Coimbra Advogados e coordenador do Grupo de Trabalho de Ética e Compliance da AHK, além de Paulo Lilla, da Lefosse Advogados, Juliana Breno, da Pacto Global Rede Brasileira, Sven Biermann, ex-membro de UNGC Sport Sponsoring Working Group, Dorothea Garff, da AHK Argentina, e Dra. Claudia Bärmann, diretora do Departamento Jurídico da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.

Cynthia Navarro / AHK Sâo Paulo
Cynthia Navarro / AHK Sâo Paulo