Câmara promove encontro sobre o tema “Mineração na atualidade”

No dia 12 de dezembro, a Câmara Brasil-Alemanha, por meio de seu Centro de Mineração e Recursos Minerais, realizou o último encontro do Grupo de Intercâmbio de Experiência (GIE) de Mineração e Recursos Minerais do ano. A reunião, que aconteceu no Espaço Citron, teve como objetivo proporcionar trocas de conhecimentos sobre a conjuntura da área de mineração e acerca de novos produtos e serviços que tornam a mineração mais eficiente e sustentável.

Calvyn Gardner, CEO da Sigma Lithium Resources INC, expôs suas expectativas em relação ao projeto de mineração de lítio da Sigma. O lítio,  componente essencial na produção das baterias elétricas, é utilizado como alternativa sustentável aos automóveis com motores a combustão e se apresenta como tendência mundial para o futuro da mobilidade. O projeto da mineradora coloca o Brasil junto aos países de destaque na extração do lítio.

O tema “Nano compósito magnético utilizado na concentração de minérios” foi abordado por Daniel Ribeiro, Consultor de Pesquisa e Desenvolvimento da NANOMIX. Os nanocompósitos, desenvolvidos pela Startup NANOMIX, aumentam o grau de magnetização dos minérios e até mesmo possibilitam que determinados minérios não magnéticos, como o carvão e o ouro, tornem-se magnetizáveis ou passem por um processo de separação magnética. Esses nano-compósitos atribuem características magnéticas sintéticas ao material, resultando no aumento da produtividade e na redução da pressão nas barragens de rejeito.

Octávio Deliberato, Consultor da AggXtream, falou sobre o rumo à Indústria 4.0 e apresentou uma solução que analisa e simula os dados dos processos e equipamentos da mineradora. Por meio de simulações, que utilizam técnicas de machine learning, é possível reconhecer padrões e promover regras que possibilitam a melhoria da produtividade de processos.

Os resultados da análise permitem que a empresa reconheça as partes dos processos mais determinantes para reduzir o consumo de energia e demonstra quais as máquinas ou as partes dos processos aos quais se deve dar maior atenção como, por exemplo, no acompanhamento da regulagem e na manutenção dos equipamentos. Além disso, é possível promover a otimização da performance de processos e gerar maior eficiência à capacidade instalada na mineradora, sem a necessidade de investimentos em novos equipamentos.

Durante o evento, o Centro de Competência de Mineração divulgou suas atividades para 2019. Dentre elas, as seguintes feiras contarão com a participação do Departamento: PDAC em Toronto; bauma em Munique; DMT Mining Forum em Berlim; e na Exposibram em Belo Horizonte.

A 4ª Conferência de Mineração e Recursos Minerais também é um dos eventos de destaque, que acontecerá, no dia 18 de junho, na Fundação Dom Cabral (Minas Gerais). Além disso, será publicado um Guia de fornecedores para a Mineração e Metalurgia e um Estudo de Mercado redigido em alemão. O próximo GIE de Mineração já está agendado para o dia 02 de abril.

Reserve as datas em seu calendário!

Para mais informações entre em contato pelo e-mail rohstoffe@ahkbrasil.com