Câmara potencializa setor de Mineração

GIE_Minerayyo_rgb

Os últimos anos não foram favoráveis para a mineração brasileira devido a diversos fatores como a queda no preço do minério de ferro no mercado internacional, a retração no consumo brasileiro de bens minerais em geral, as indústrias paralisadas e o maior acidente ambiental da história do País. Apesar disso, 2017 apresenta-se como um momento de retomada e, segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), a expectativa é que o setor poderá crescer até 5% em 2017

Sendo assim, o Centro de Competência de Mineração e Recursos Minerais da Câmara Brasil-Alemanha, departamento criado em setembro de 2015, é um ponto de encontro entre o mundo da indústria alemã e a mineração brasileira. Atento aos movimentos do setor, o departamento promove ações e atividades em prol dos dois países.  

Uma das ações do departamento que vem ganhando destaque é o GIE de Mineração e Recursos Minerais, que em pouco tempo virou uma plataforma de troca de informações e contatos de alto valor para associados, mineradoras e instituições públicas.

Na última quarta (15 de fevereiro) aconteceu o primeiro encontro do GIE de Mineração e Recursos Minerais de 2017, que contou com mais de 40 participantes e especialistas da área. A ocasião reuniu os palestrantes Helcio Moraes (PERI), Luiz Eduardo Pignatari, Mauricio Dompieri (EDEM) e Gláucia Cucchierato (Geoansata), que falaram sobre a importância da participação em uma reunião voltada a especialistas do setor e apresentaram algumas de suas perspectivas para o futuro do desenvolvimento econômico do Brasil.

Além disso, o evento contou com um brainstorming entre os participantes para a escolha de temas a serem abordados no Seminário Brasil-Alemanha de Mineração, que acontecerá no dia 22 de junho na região metropolitana de Belo Horizonte. Durante a ocasião, também foi apresentado um mapa interativo da mineração brasileira, que está disponível nos idiomas português e alemão, no site da AHK São Paulo. Tenha acesso ao mapa, clicando aqui!

Segundo Alessandro Colucci, diretor do Centro de Competência de Mineração e Recursos Minerais da AHK São Paulo, os GIEs de Mineração estão ganhando a cada edição mais força e atenção dos envolvidos no setor. “Quando pautamos os temas do GIE, buscamos sempre atender as demandas do setor e os principais temas que possam impulsionar a mineração e suas vertentes no eixo Brasil-Alemanha.”, complementa o diretor.

A maneira mais simples de conhecer o trabalho do centro é participando das reuniões do GIE de Mineração e Recursos Minerais, as quais acontecem várias vezes por ano. Além da reunião do dia 15, já estão marcadas reuniões para os dias 2 de junho, 3 de agosto e 9 de novembro. Os próximos encontros estarão disponíveis para inscrição em breve na agenda do site da Câmara, clique aqui!

O Centro de Competência faz parte de uma rede mundial. Além do Brasil, existem centros especializados de competência em mineração e recursos minerais também na Austrália, no Chile, no Canadá, no Peru e na África do Sul.  Junto com a Agência Alemã de Recursos Minerais (DERA: Deutsche Rohstoffagentur) e a GTAI assim com o financiamento e apoio pelo BMWi e o DIHK, forma o German Mining Network (GMN). O site do GMN é: http://www.germanmining.net/

Save the Date: Seminário Brasil-Alemanha de Mineração
O ponto alto das atividades do Centro de Competência é o Seminário Brasil-Alemanha de Mineração, realizado, pela primeira vez, em agosto de 2016 em Belo Horizonte. Em 2017, o evento está programado para acontecer no dia 22 de junho, também na região de Belo Horizonte. Os principais assuntos serão, entre outros, a aplicação da Indústria 4.0 na Mineração, além dos primeiros resultados de projetos decorrentes de uma parceria dos Serviços Geológicos do Brasil (CPRM) e da Alemanha (DERA/BGR).

Foto: AHK São Paulo