Câmara destaca Start.up! Germany 2017

Start.up!Germany 2017Aconteceu na Alemanha entre os dias 14 e 20 de outubro o Start.up!Germany, roadshow organizado pela Confederação das Câmaras Alemãs de Comércio e Indústria (Deutscher Industrie- und Handelskammertag – DIHK, em alemão), localizada em Berlim, para conectar startups de diversos países a empresas alemãs de renome. O tour, que passou pelas cidades de Berlim, Hamburgo e pela região de Ruhr, recebeu 40 startups de 15 países diferentes, incluindo do Brasil.

O Brasil foi representado pelas startups “TNS Nanotecnologia” e “GoEpik”. Ambas tiveram a chance de participar do roadshow em virtude de sua participação bem-sucedida na iniciativa Startups Connected da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. As startups foram vencedoras nas categorias Cidades do Futuro (TNS Nanotecnologia) e Excelência Industrial (GoEpik), que representam desafios propostos pelas empresas BASF e Schuler, respectivamente, patrocinadoras da segunda edição da iniciativa. 

“Foi uma semana muito rica em oportunidades. A troca de conhecimento em relação a como o país aborda o tema, principalmente referente ao o que a Alemanha pode oferecer para empresas em expansão que planejam atuação na Europa como a TNS, foi a grande surpresa positiva da missão”, afirma Gabriel Nunes, CEO da TNS Nanotecnologia. A startup oferece uma tecnologia química para controle de qualidade em diversas indústrias, como a alimentícia e a botânica. 

A GoEpik, segunda startup brasileira selecionada para a missão, tem seu foco em Indústria 4.0, visando acelerar o processo de implementação da manufatura avançada por meio de tecnologias como machine learning, Internet of Things e realidade aumentada.

A fim de proporcionar máximo aproveitamento para as startups presentes no roadshow, o programa e o itinerário do Start.up!Germany foram elaborados com foco em startups atuantes nos campos de Indústria 4.0, Energia e Mobilidade/Logística.

Dentre as inúmeras atividades oferecidas neste período, o tour contou com alguns momentos de Pitch e Pitch reverso (momento onde as empresas se apresentam perante as startups), Speed Dating entre startups e representantes de grandes empresas, e visitas a espaços de coworking. As startups puderam fazer contato com investidores e empresas como SAP, Deutsche Bahn, Join Capital, Würth, Airbus, Philips, Thyssenkrupp, Tengelmann Ventures, entre outros.

Ricardo Castanho, Diretor do departamento de Comércio Exterior na Câmara Brasil-Alemanha, acompanhou a missão de perto junto às startups e salienta o sucesso da viagem. “A missão Start.up!Germany foi muito bem sucedida e ofereceu ótimas oportunidades de negócios com grandes empresas alemãs para as startups estrangeiras participantes. Os alemães apresentaram o país e seus ecossistemas de inovação de maneira muito positiva e se posicionaram, definitivamente, como um local extremamente interessante para startups estrangeiras que buscam expandir atividades na Europa”, afirma Castanho.

Em setembro, a iniciativa Startups Connected também abriu portas para a vinda da startup alemã Greenspin para o Brasil. A startup, que atua com agricultura digital visando digitalizar, quantificar e monitorar diversas áreas, com o objetivo de melhorar a produtividade e prevenir catástrofes, foi vencedora da categoria Alemanha, também da segunda edição da iniciativa. A categoria foi apadrinhada pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH), que viabilizou a vinda de Clemens Delatrée, diretor geral da startup, ao Brasil. Além de participar da premiação da iniciativa Startups Connected no Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, durante sua estadia Delatrée teve a chance de fazer diversos e reuniões em São Paulo, Bahia e Porto Alegre, com players e executivos na área de agricultura digital.

“Somos muito agradecidos ao DWIH e à AHK. A iniciativa Startups Connected oferece a startups alemãs e brasileiras uma oportunidade excelente de fazer contatos locais. São insights importantes, que não são possíveis de se conseguir a partir da Europa, nem mesmo com a melhor tecnologia”, diz Delatrée.  

Para conhecer mais sobre a iniciativa Startups Connected, acesse: www.startupsconnected.com.br

Foto: Divulgação