Câmara coloca em pauta tributação de empresas no Brasil

Post LinkedInA brochura da coleção “So geht´s… in Brasilien” elaborada pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, por meio do seu Departamento Jurídico, em parceria com escritórios de advocacia e de consultoria tributária associados, oferece um resumo no idioma alemão de diversas temáticas do cenário jurídico brasileiro.

A recém lançada 6ª edição da publicação “So geht´s… Besteuerung von Unternehmen in Brasilien” (tributação de empresas no Brasil, título em português), elaborada pelo escritório associado Rödl & Partner, aborda os principais desafios do complexo sistema tributário a que uma empresa no Brasil está sujeita.

São tratados temas como impostos diretos e indiretos, com destaque para IRPJ, CSSL, PIS, COFINS, ICMS, IPI, ISS, além das contribuições sociais (INSS E FGTS). Ademais, a publicação discorre sobre temas especialmente selecionados que são pontos de dúvidas e problemas na prática das empresas. Nos capítulos seguintes são expostos temas como retenção de imposto na fonte, recolhimento com base no lucro presumido, preços de transferência, participação em sociedades estrangeiras entre outros tópicos relacionados.

Com exemplos e tabelas que facilitam o entendimento da tributação no Brasil, o texto elaborado pela Rödl & Partner é um ótimo guia para se iniciar nesse intrincado sistema tributário.

A publicação “Besteuerung von Unternehmen” faz parte da coleção “So geht’s… in Brasilien”, a qual esclarece, em alemão, aspectos iniciais sobre diversos temas do direito brasileiro, como direito trabalhista, visto, tributos, incentivos fiscais entre outros.

Tenha acesso a essa e outras edições do “So geht´s…”, aqui!

Foto: Divulgação AHK São Paulo