Câmara Brasil-Alemanha visita novo Centro de Distribuição da Bosch

IMG-8749No dia 16 de novembro, o Grupo de Trabalho de Logística da Câmara Brasil-Alemanha, que reúne os heads da área de algumas indústrias associadas, como BASF, Lanxess, Grupo Voith, Phoenix Contact e outras, em seu último encontro do ano visitou o mais novo e principal centro de distribuição da Robert Bosch Ltda, divisão automotiva, da América Latina, localizado em Itupeva, interior de São Paulo.

No encontro, os participantes puderam contar com uma abertura promovida por Dr. Wolfram Anders, CFO da Robert Bosch Ltda. e Presidente da AHK São Paulo, que realizou uma breve introdução sobre a empresa, apresentando os quatro segmentos em que está inserida, sendo estes Mobilidades, Tecnologia Industrial, Soluções para Energia e Construções e Bens de Consumo, mostrando também a forma de atuação na América Latina e abrangência da indústria ao redor do mundo, estando em 60 países.

Além disso, foi apresentado o Projeto DOMUS, que consistiu no Plano de Transferência do Centro de Distribuição, antes localizado em Louveira, para Itupeva em apenas 9 dias, procurando manter as áreas e quantidade de posições de estoque e o mesmo nível de serviço, a fim de ter menos impactos na produção e para os funcionários. Assim, foi apresentado os detalhes do Plano, desde a preparação, onde foi decidido o número de equipes, as respectivas funções de cada, quantidade de mão de obra e equipamentos necessários para fazer esta transição com sucesso.

O encontro também contou com apresentações do Projeto Sentinela, aplicado com o propósito de melhorar o controle dos processos e da fiscalização de todo o armazém, da logística de distribuição que a empresa adota não só no Brasil, mas em toda América Latina, mostrando o sistema de controle de fretes, além do conceito de CIP- Continuous Improvement Process e a contribuição da Indústria 4.0 nesta área.

O Grupo de Trabalho de Logística da Câmara Brasil-Alemanha, coordenado por Dr. Andreas Knierim, Vice-Presidente de Planejamento e Logística da Robert Bosch Ltda. na América Latina, realiza quatro encontros anuais, divididos entre apresentações de cases e palestras ministradas por empresas parceiras na própria AHK e visitas externas a indústrias associadas. No ano de 2016, contamos com palestras realizadas pela associada KPMG, que apresentou possibilidades de redução de custos na Logística física no Brasil e exposições de cases da Avon, empresa de vendas de varejo a domicílio, a qual mostrou seu eficiente sistema de controle de entregas e da associada Robert Bosch, que abordou a forma utilizada para recuperar impostos sobre a operação logística no Brasil. Além desta visita descrita acima, o Grupo também visitou em agosto o Centro de Distribuição da BASF em São Bernardo do Campo.

Foto: AHK São Paulo