Câmara Brasil-Alemanha realiza mostra fotográfica

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha promove, a partir do dia 29 de novembro, a exposição fotográfica “Alemanha no Brasil: um espelho em fotos”. Composta por fotos do concurso e da viagem dos ganhadores à Alemanha, a mostra ficará aberta ao público até o dia 31 de janeiro e faz parte das atividades da Temporada da Alemanha no Brasil.

Na ocasião da mostra, o público poderá conhecer as fotos-base do concurso, que serviram como referência para os participantes realizarem as suas interpretações da Alemanha no Brasil, as fotos ganhadoras, e as fotos feitas pelos vencedores durante a viagem à Alemanha.

A exposição acontecerá no Club Transatlântico, em São Paulo, e tem entrada franca. Além das galerias de exposição, o local abriga um amplo espaço para eventos e um restaurante típico alemão.

A viagem – Os ganhadores do concurso de fotografia, Alex Gouvêa, Hans von Manteuffel, Leonardo Pinheiro, Lucas Uebel e Mércia Silva, viajaram pela Alemanha entre os dias 28 de setembro e 6 de outubro de 2013, acompanhados pela diretora do Centro de Turismo Alemão (DZT), Margaret Grantham. A instituição, que fomenta o turismo na Alemanha, possibilitou a viagem e foi a responsável pelo roteiro.

Além de servir como premiação pela vitória de cada um deles em uma categoria do concurso, a viagem teve como objetivo a realização de um tour fotográfico pelos cenários retratados nas fotos-base. “A participação no concurso foi melhor do que eu esperava. Tenho descendência alemã, venho de uma cidade gaúcha fundada por alemães e consegui ver melhor o paralelo entre a Alemanha e o Brasil na viagem”, afirmou Lucas Uebel, ganhador do concurso na categoria Economia.

O roteiro da viagem começou em Frankfurt, e então passou por todas as cinco cidades onde se encontravam esses locais. Em Colônia, os vencedores conheceram o centro histórico da cidade, a imponente catedral e provaram da típica cerveja local Kölsh acompanhados por Gregor Gosciniak, diretor de marketing da cidade.

De Colônia, eles partiram para Berlim em uma viagem de trem. Na capital alemã, puderam conhecer grande parte da cidade e o marcante Portão de Brandemburgo em um city tour, com direito a almoço no restaurante temático DDR e espetáculo Show Me no Friedrichstadt-Palast à noite, quando foram recepcionados por Elizabeth Villanueva, diretora de marketing do Visit Berlim. Na sequência, o destino foi Weimar, terra de Goethe e Schiller, um importante berço da literatura alemã. Na cidade, que fica no centro da Alemanha, destaque para os passeios na Universität Bauhaus e almoço no restaurante Zum Weissen Schwan em companhia de Anja Dietrich, diretora de marketing de Weimar.

A próxima parada foi Munique, capital da Baviera e um dos mais conhecidos ícones alemães. Lá, os ganhadores do concurso foram recepcionados por Rupert Geiger, diretor de marketing internacional da cidade, participaram da tradicional Oktoberfest, conheceram o famoso estádio Allianz Arena e passearam por toda a cidade. De lá, partiram para o último destino, Stuttgart, onde participaram de um rally gastronômico e visitaram o Museu da Mercedes-Benz, paraíso para os amantes de automóveis. “A Alemanha é um país fascinante, um contraste entre o velho e o novo, com cenários muito legais para fotografar”, concluiu Lucas.

Caio Reisewitz, fotógrafo profissional que acompanhou todo o concurso e liderou a banca julgadora, também viajou pela Alemanha a convite do DZT, fotografando o país de norte a sul. “Foi interessante visitar a fábrica e o museu da Mercedes, o Allianz Arena, além de cidades como Frankfurt e Düsseldorf. Para os ganhadores do concurso certamente foi uma experiência preciosa e de um intercâmbio cultural muito rico”, afirmou Reisewitz.

O concurso – Realizado entre maio e setembro de 2013, o concurso contou com a participação de mais de 1800 pessoas de todos os estados brasileiros. Em um site criado para o projeto, foram mais de 3700 fotos cadastradas, que receberam aproximadamente 382 mil votos na primeira fase do projeto. Essa etapa consistiu no envio de fotos relativas a cinco categorias temáticas, cada qual com uma foto-base referência para uma releitura criativa: Economia (Museu da Mercedes-Benz em Stuttgart), Esporte (Allianz Arena em Munique), Turismo (Portão de Brandemburgo em Berlim), Sociedade (Carnaval em Colônia) e Weimar (Memorial Goethe & Schiller em Weimar).

Para a segunda fase, foram classificadas as 50 fotos mais votadas pelo público de cada categoria, quando então passaram por avaliação de uma banca julgadora integrada pelo fotógrafo Caio Reisewitz, representantes da Câmara Brasil-Alemanha, do Centro de Turismo Alemão (DZT), do Club Transatlântico e das empresas patrocinadoras Allianz Seguros e Mercedes-Benz do Brasil. A reunião da banca para a definição dos vencedores foi auditada por Claudio Wagner, da auditoria MGI – Senger Wagner, seguindo os procedimentos e diretivas detalhados no regulamento do projeto. Nas mídias sociais, destaque para a página do concurso no Facebook com mais de 5.200 fãs.

 

Serviço

– Vernissage da exposição: 28 de novembro de 2013 (para público convidado e imprensa)

– Exposição aberta ao público: 29 de novembro a 31 de janeiro, segunda a sábado, das 9h às 22h, no Espaço Galeria – Club Transatlântico, Rua José Guerra, 130, Chácara Santo Antônio – São Paulo / SP

 

Cynthia Navarro/AHK-SP
Cynthia Navarro/AHK-SP