Câmara Brasil-Alemanha publica 3ª Pesquisa de Conjuntura Brasil-Alemanha

Foto: Divulgação AHK São Paulo

A tensão pré-eleição e a polarização política da sociedade geraram incertezas na economia do Brasil durante o segundo semestre de 2018. Logo após a divulgação do resultado do pleito, a Câmara Brasil-Alemanha deu início a um profundo estudo das perspectivas de negócios da indústria alemã no País.

Lançada na última semana de janeiro de 2019, a 3ª Pesquisa de Conjuntura Brasil-Alemanha tem como objetivo não apenas traçar um retrato da opinião e expectativa do empresariado alemão no Brasil, mas também levantar sugestões da indústria alemã para o Presidente, Jair Bolsonaro, e o Governador de São Paulo, João Doria, de como tornar o Brasil mais competitivo.

A Câmara Brasil-Alemanha conta com mais der 800 empresas associadas em todo Brasil e reúne companhias dos mais diversos segmentos, das quais 25% responderam ao questionário da Pesquisa entre a 2ª quinzena de outubro e a 1ª de novembro. Os setores mais representados foram Máquinas e Equipamentos, Automobilístico e Tecnologia.

A pesquisa revelou otimismo em relação ao futuro do Brasil. Quase 90% das empresas respondentes avaliaram que o resultado das eleições no País terá um impacto positivo em seus negócios. Já 59% afirmam que suas matrizes pesquisa enxergam a participação do Brasil crescendo em seu faturamento global nos próximos cinco anos.

As empresas respondentes também listaram as áreas que julgam mais importantes nas quais o Presidente deve concentrar esforços no começo de sua gestão. São elas: a Reforma da Previdência (69%), a Política Econômica (65%) e o Judiciário/Combate à Corrupção (42%).

Já em relação à eleição de João Doria ao Governo de São Paulo, 55% avaliaram o impacto de forma neutra e 42% de forma positiva. Segurança (27%), Criação de Empregos (23%) e Educação/Formação Profissional (21%) são os temas que, segundo as empresas respondentes, devem compor o foco do novo Governador.

A já tradicional Pesquisa de Conjuntura da Câmara Brasil-Alemanha novamente se tornou destaque na mídia impressa. No dia 25 de janeiro, os resultados da pesquisa foram divulgados no jornal Valor Econômico após uma entrevista exclusiva com os nossos Vice-Presidentes, Philipp Schiemer e Martin Duisberg. Clique para ler a reportagem completa.

O material completo da 3ª Pesquisa de Conjuntura Brasil-Alemanha está disponível aqui.