Câmara Brasil-Alemanha lança 3ª edição da iniciativa Startups Connected

DSC_0978No dia 24 de maio, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, por meio de seu departamento de Inovação e Tecnologia, realizou o lançamento da 3ª edição da Iniciativa Startups Connected. A iniciativa, criada em 2016, centraliza todas as ações da Câmara direcionadas a startups, entre elas, um Prêmio e um Programa de Aceleração.

Na ocasião foram lançados os desafios de 2018, que representam demandas de grandes empresas. As empresas puderam falar sobre os desafios escolhidos para este ano, e o contexto por trás de sua criação.

Confira abaixo quais são os desafios para este ano, e a quais empresas eles pertencem:

  • Agricultura Sustentável – Bayer
  • Crescimento Populacional – BASF
  • Excelência Industrial – Schuler
  • Geração Hidroelétrica Inteligente – Voith Digital
  • Gerenciamento Energético Residencial – Siemens
  • Mobilidade Conectada – Volkswagen
  • Mobilidade Urbana – Confederação Alemã das Câmaras de Indústria e Comércio (DIHK)
  • Papel e Celulose – Voith Paper

As startups que possuem soluções para um ou mais desafios acima, devem se inscrever até dia 27 de julho. A vencedora de categoria tem acesso a um leque de benefícios, entre eles, um check-up de maturidade, uma associação exclusiva à Câmara Brasil-Alemanha e uma vaga no Programa de Aceleração Startups Connected.

Durante o evento, Bruno Zarpellon, diretor de Inovação e Tecnologia, também destacou uma das principais novidades para esta edição: o Programa de Aceleração contará com a parceria do Edital de Inovação para a Indústria SENAI/SEBRAE. “A proposta é que a aceleração feita pela Câmara foque no desenvolvimento do negócio da solução, enquanto o Edital potencialize o desenvolvimento tecnológico das soluções”, complementa Zarpellon.

Dentre os benefícios para as startups contempladas com o Programa de Aceleração Startups Connected, se destacam a consultoria para realizar um mapeamento tecnológico, o desenvolvimento de roadmap e a assessoria para sua aplicação. “O objetivo é que a startup tenha ferramentas para analisar o mercado que está adentrando em escala global. Ter conhecimento das pesquisas sendo realizadas na área de atuação, tomar conhecimento dos concorrentes e elaborar um plano para se destacar neste cenário.”, comenta Bruno Zarpellon.

As startups TNS, BirminD, Piipee e Boletão, que participaram das edições anteriores do programa, também fizeram parte do evento de lançamento da nova edição, compartilhando seus aprendizados e dicas com essa experiência. O grande destaque deste momento foram as oportunidades de conexão que o Programa e a Câmara oferecem não apenas às empresas proponentes dos desafios, mas também às demais empresas associadas. A Boletão destacou também a importância do investimento realizado pelo BMG UpTech.

Para as grandes empresas, um dos benefícios destacados pela participação nas edições anteriores foi a disseminação da cultura de empreendedorismo nos diversos departamentos das empresas.

Entre diversos benefícios, ressalta-se também um dos principais diferenciais do Prêmio Startups Connected: a internacionalização de startups brasileiras e alemãs. Isso se dá por meio do apoio do Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH), que viabiliza a participação de startups brasileiras em ações na Alemanha e a vinda de uma startup alemã para o Brasil, possibilitando a aproximação e a colaboração com os principais players dos dois países. 

Para conhecer melhor a iniciativa Startups Connected e inscrever sua startup, acesse: www.startupsconnected.com.br. As inscrições estão abertas até dia 27 de julho.

 

Foto: AHK São Paulo