Câmara Brasil-Alemanha impulsiona Eficiência Energética


A Eficiência Energética é pauta mundial e todas as suas vertentes estão influenciando não apenas a vida das pessoas em seu cotidiano, mas as formas e meios de produção. O bom funcionamento da economia e do progresso industrial dependem da gestão responsável da energia. Essa temática fez parte do “Seminário Brasil-Alemanha de Eficiência Energética”, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK-SP), por meio de seu Departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética.

O evento, que aconteceu no último dia 16 de junho e contou com palestrantes do Brasil e da Alemanha, discutiu as necessidades e as novas formas de se obter o sucesso produtivo, alinhado a eficiência energética. Um dos diferenciais do evento foi contar com especialistas provenientes da Alemanha, país, que além de ser o detentor de tendências tecnológicas no segmento, é exemplo e líder mundial no uso eficiente de energia.


A abertura do evento contou com a Diretora de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética da Câmara Brasil-Alemanha (AHK-SP), Daniely Andrade. “É uma satisfação possibilitar essa troca de expertise, estimulando a redução do consumo de energia pelo uso mais eficiente, que proporciona às empresas mais competitividade e produtividade, além de maior disponibilidade de energia e redução de impactos ambientais.”, comenta.


O evento seguiu-se com apresentação de empresas alemãs detentoras de tecnologias focadas na temática, além da participação de especialistas, que apresentaram os respectivos mercados no Brasil e na Alemanha.


A Eficiência Energética segundo especialistas:

Eficiência Energética na Alemanha – Maximilian Müller, energiewaechter GmbH em nome da Exportinitiative Energieeffizienz do Ministério Alemão da Economia e Energia (BMWi)
“É possível produzir riqueza e crescimento com eficiência energética. Para isso precisamos colocar em prática a ‘energia economizada’, ou seja: não precisamos gerar, gastar e pagar por uma energia que não é necessária em certo momento. É preciso pensar não apenas em energia renovável, mas também em eficiência energética.” 


Eficiência Energética na Indústria com foco particular em aquecimento – Alexander Ritzler, Consultor Sênior, ÖKOTEC Energie Management GmbH
“Empresas podem reduzir em até 30% o consumo de energia, por meio de uma ferramenta (Analysis Pinch), a qual faz uma análise do cenário energético da empresa e traz a sua real necessidade.”


A escassez de água no Brasil e o impacto na geração de energia   Cilene Victor, Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero
“A desaceleração da economia brasileira mascara a crise energética, já que a demanda, principalmente industrial, diminuiu. O Brasil possui muitos projetos focados em eficiência energética, mas é necessário que saiam da teoria para a prática.  O Brasil necessita de um órgão oficial que possa pautar assuntos sobre essa temática.”


Eficiência Energética: solução para a crise? –  Rodrigo Aguiar, Presidente Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO)
“O mercado brasileiro de eficiência energética ainda é muito baixo. Para piorar, o País conta com o custo alto de energia para a indústria. Segundo estudo divulgado no fim de abril deste ano pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, o custo brasileiro é de R$ 543,90 MW e a média mundial é R$ 257,50 MW. Com esse cenário quem quer investir no Brasil? É preciso mudar para ganharmos competitividade e isso pode começar por cada empresa, focando na sua eficiência energética.”


Sistema de Eficiência energética na pequena e média Indústria – Dr. Ruy Bottesi, Diretor Adjunto de Saneamento e Diretor de Energia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)
“Energia é tema estratégico para o desenvolvimento do País. Precisamos da criação de estímulos para implementação de projetos para geração, distribuição e smartgrid. É preciso levar em conta que uma indústria forte significa um país forte”.


Eficiência Energética na Indústria do Brasil e da Alemanha e o avanço delas por soluções tecnológicas – Jean-Christian Brunke, Pesquisador no Instituto de Economia e Uso Racional de Energia da Universidade de Stuttgart
“Eficiência Energética não é a mesma coisa que economia energética. Para que uma empresa consiga de colocar competitivamente no mercado, precisa de uma gestão energética, tanto dos processos quanto dos comportamentos humanos.”


 Financiamento de projetos de eficiência energética no Brasil –  Rafael Ramalho Corso Bergamaschi, Gerente de Negócios da  Desenvolve SP
“O nosso foco é promover pequenas e médias empresas que tragam inovações para o crescimento sustentável, instaladas no Estado de São Paulo.”


Para contribuir com o que há de mais moderno no quesito eficiência energética, as  empresas alemãs Janitza Eletronics,  RBR Messtechnik, REWITEC e  KEC (Kretschmer Energie Consulting GmbH) apresentaram suas tecnologias e participam (dia 17 a 19 de junho) de uma rodada de negócios  para identificar potenciais parceiros no Brasil. O momento possibilita uma oportunidade única de contato com os melhores players e cases de sucesso no seguimento, além do conhecimento dessas novas tecnologias. 

Divulgação AHK-SP / Felipe Mairowski
Divulgação AHK-SP / Felipe Mairowski