Câmara Brasil-Alemanha disponibiliza Mapa da Mineração Brasileira

Google_earth_minerayyo_rgb
Foto: Reprodução Google Earth

A mineração brasileira é um segmento extremamente relevante na economia nacional e representa 4% do PIB brasileiro. O País produz mais de 70 minerais em cerca 3.354 minas, das quais 159 são de grande porte, produzindo acima de 1 milhão de toneladas ao ano. O Brasil é um dos maiores fornecedores de minério de ferro e de nióbio do mundo.

A fim de melhor retratar as possibilidades de mineração do Brasil, o Centro de Competência de Mineração e Recursos Minerais da Câmara Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) desenvolveu um Mapa da Mineração Brasileira baseado na publicação “200 Maiores Minas Brasileiras”, da Revista Minérios & Minerales, 2015. O projeto deu origem a uma base de dados que pode ser visualizada pelo Google Earth. Este software permite a visualização tridimensional do globo terrestre, com imagens de satélite, o que facilita a observação detalhada da mineração e seu entorno. O software está disponível gratuitamente para download e é compatível com os sistemas Windows XP e Mac OS X.

explicayyo_de_mina_rgb
Foto: Mapa de Mineração AHK São Paulo

O mapa foi elaborado de maneira que se pudesse, de forma rápida e simples, identificar as 200 maiores minas que se encontram em solo brasileiro. Além disso, o material traz os minérios que são explorados em cada uma das minas. As legendas podem ser acionadas em alemão, português e inglês. Outro recurso valioso é o menu de informações que aparece quando se clica sobre uma mina. Nesse menu, são dispostas as informações básicas da mina, como o produto, sua classe, seu ranking, a mineradora e a produção anual em toneladas (Run of mine). O mapa está disponível para download nesse link.

Essa iniciativa faz parte de um considerável número de atividades desenvolvidas pelo Centro de Competência de Mineração e Recursos Minerais da Câmara Brasil-Alemanha. Como ponto de encontro entre a indústria alemã e a mineração brasileira, o departamento faz a mediação entre os interessados da área, especialistas e produtores do setor com as empresas alemãs, promovendo ações e atividades em prol dos dois países.

Além do Centro de Competência do Brasil, existem também os Centros de Competência em Mineração e Recursos Minerais da África do Sul, Austrália, Chile, Canadá e Peru que formam, junto com outras instituições, uma rede mundial chamada German Mining Network. Entre novembro e dezembro de 2016 esses seis Centros realizaram um “Road Show” na Alemanha, ocasião na qual o Centro de Competência Brasileiro lançou o Mapa da Mineração Brasileiro.

O próximo evento de grande porte planejado para o Brasil será o 2º Seminário Brasil-Alemanha de Mineração, que ocorre 22 de junho, em Belo Horizonte. A programação será divulgada nos próximos dias. Para mais informações sobre o evento entre em contato com o Centro de Competência de Mineração e Recursos Minerais.