Câmara alemã realiza 1ª edição do curso “Habilitando Líderes para a Era da Digitalização”

festoA Câmara Brasil-Alemanha realizou em dezembro a primeira edição do curso “Habilitando Líderes para a Era da Digitalização”. Em parceria com a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o curso focou na temática da Indústria 4.0.

Realizado dentro de um período de quatro dias, o curso “Habilitando Líderes para a Era da Digitalização” teve como principal objetivo capacitar empresários de pequenas, médias e grandes empresas a avaliar e planejar de forma prática e objetiva os impactos e as oportunidades da 4ª Revolução Industrial, além de auxiliá-los no desenvolvimento de um plano de ação para introduzir e integrar a Indústria 4.0 em suas empresas.

“Nesse curso, a abordagem não é apenas nas tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, mas principalmente nas pessoas e no processo de transformação, ou seja, como sua empresa pode se preparar efetivamente para ter sucesso nesse novo ambiente”, afirma Paulo Roberto dos Santos, Sócio Diretor da Zorfatec, consultoria em Inovação Tecnológica, especialista em Industria 4.0 e um dos professores do curso.

O curso foi ministrado também por Ricardo Magnani, Diretor Executivo da OpenLab, onde atua na promoção de inovação e desenvolvimento de ecossistemas de inovação, e Eliane Message, Mestre em Inovação Tecnológica e Cultura Organizacional e Consultora na Zorfatec.

 “O curso trouxe uma outra visão para estruturar os tipos de soluções que temos dentro da empresa. Ficou claro para mim que uma tecnologia de ponta já existe, o que precisamos é otimizar processos e conduzir essa nova cultura”, comentou o participante Vinicius Ferraz, Gerente de Negócios para Indústria 4.0 Aplicada na empresa Endress+Hauser. 

Um dos destaques do curso foi o dia reservado para visitas a empresas e instituições que tem foco na Indústria 4.0, como a GS1 Brasil, Festo e Senai São Caetano do Sul. As três instituições mostraram na teoria e na prática seu trabalho e a implementação de novas tecnologias para a Indústria 4.0. O Senai São Caetano do Sul também mostrou um campus rico em conteúdo e equipamento para a formação de jovens na área.   

Carlos Fontes, Gerente de Engenharia e Gerenciamento de Projetos na Voith Hydro comentou sobre sua participação no curso. “O conceito da Indústria 4.0 tem sido muito falado, porém é um assunto que deixa muitas interrogações. A discussão ampla com os colegas e consultores foi de extrema importância para estabelecer conhecimentos e conceitos mais sólidos. O curso é muito bem-estruturado e as visitas enriqueceram muito o conceito visto em sala.”

O curso contou também com palestras realizadas por Carlos Behrends, CEO da Endress+Hauser Controle e Automação, Afonso Lamounier, Vice-Presidente da SAP Brasil, José Borges, Diretor de Estratégia e Business Excellence da Siemens no Brasil e Diego Mariano, CEO da startup BirminD, que apresentaram aos participantes seus trabalhos voltados à Indústria 4.0.

A Câmara Brasil-Alemanha realizará a 2ª edição curso “Habilitando Líderes para a Era da Digitalização” nos dias 14, 15, 21 e 22 de março. Saiba mais e faça sua inscrição clicando aqui

 

Foto: Divulgação AHK São Paulo