Câmara Alemã promove grupos com foco em Inovação e Tecnologia

DITA Câmara Brasil-Alemanha, por meio do seu departamento de Inovação e Tecnologia realizou na última quarta-feira (21.06) a 9ª reunião do Comitê de Fomento à Indústria 4.0 e o 11º do Grupo de Trabalho de Inovação e Tecnologia.

Os encontros acontecem bimestralmente e contam com diferentes temas e participantes. Enquanto o Comitê busca promover a Indústria 4.0 e sua implementação no Brasil, o Grupo de Trabalho foca em diversos assuntos relacionados à inovação e à tecnologia, promovendo também o aperfeiçoamento dos processos de PD&I das empresas participantes.

Participam do Comitê diretores, gerentes e coordenadores de empresas e representantes do governo e de ICTIs de áreas voltadas à inovação e/ou tecnologia, com foco na Indústria 4.0, Digitalização e Internet das Coisas. Já os Grupos de Trabalho também contam com diretores e gerentes de áreas ligadas à inovação, porém concentrando em Pesquisa e Desenvolvimento, Tecnologia da Informação, entre outros.

A reunião do Comitê focou em projetos estratégicos, como o Edital FAPESP para Centros de Pesquisa em Manufatura Avançada e Parcerias Público-Privadas com Alemanha, e ações e atividades da Câmara Brasil-Alemanha e Fraunhofer para Indústria 4.0. O Grupo de Trabalho, por outro lado, deu continuidade ao tema da última reunião e abordou os tópicos Corporate Venture e a relação de startups e grandes empresas, com a participação da consultoria TroposLab e da startup BirminD. Além disso, foram apresentadas as novidades da iniciativa Startups Connected, realizada pela Câmara Brasil-Alemanha. 

Atualmente, os integrantes do Comitê 4.0 buscam líderes que possam assumir algumas de suas atividades, sendo elas o próprio Comitê, cursos de curta duração, delegações para a Alemanha e projetos estratégicos.

Além disso, a Câmara Brasil-Alemanha está discutindo com a Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras) formas de potencializar a Indústria 4.0 no Brasil. A partir de agora, associados da ANPEI também podem participar do Comitê de Fomento à Indústria 4.0. 

Para saber mais sobre o Comitê de Fomento à Indústria 4.0 e o Grupo de Trabalho de Inovação e Tecnologia, acesse o site do departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha: http://www.ahkbrasilien.com.br/pt/inovacao/

 

Foto: Divulgação AHK São Paulo