Câmara Alemã potencializa startups com direito a ação na Alemanha

Nexer MUST SummitA crescente conscientização das empresas em relação à necessidade de inovar constantemente e buscar novas tecnologias trouxe maior visibilidade para o modelo de inovação aberta. Em virtude disso, diversas empresas passaram a se aproximar de startups, dado o alto potencial desta relação. Nesse sentido, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, por meio do seu Departamento de Inovação e Tecnologia, lançou no ano passado (2016) a iniciativa Startups Connected, que centraliza todas ações direcionadas às startups. Entre as ações da Câmara que também fazem parte dessa iniciativa estão o Prêmio Brasil-Alemanha de Startup, o programa AHK Startups Accelerator e a categoria AHK Startups Hub.

Como resultado dessas iniciativas, duas startups finalistas do Prêmio Brasil-Alemanha de Startup em 2016 foram convidadas a participar do evento MUST – The Munich Summit. O  MUST tem como objetivo apresentar as tecnologias mais inovadoras e aproximar startups de líderes da indústria, investidores e instituições de pesquisa. O evento também se propõe a criar um ambiente, no qual ideias de negócio possam ser transformadas em realidade e acordos concretos possam ser firmados. 

As startups convidadas foram a Alientronics, empresa que desenvolveu um Sistema de Monitoramento Inteligente para Pneus (TPMS) em parceria com a CETEMP/SENAI e a Avansat, e a Nexer, empresa que criou um dispositivo que pode ser conectado a carros fabricados após 2010, deixando o veículo inteligente. Os dados do carro são enviados pelo hardware para um aplicativo que ajuda o motorista a acompanhar a performance do carro fazendo com que, por exemplo, evite manutenções desnecessárias e otimize o consumo do combustível.

Comentando a experiência

As duas startups que tiveram a oportunidade de participar do MUST – The Munich Summit deixaram um relato dessa experiência na Alemanha:

“Como resultado deste evento, nós fomos convidados para participar de um outro evento de networking com executivos de uma montadora alemã, juntamente com outras startups de Barcelona e algumas que estavam presentes no MUST. Será uma bela oportunidade para começar uma relação com quem já possui fornecedores de sensores de pneus. Estamos entusiasmados com o que está por vir, pelos elogios que recebemos de nosso produto e modelo de negócios, e, ao mesmo tempo, gratificados por todo esforço que a nossa equipe está empregando há mais de 3 anos.” , comentou  Felipe Werle Melz, da Alientronics.

Já Ricardo Vinicius, da Nexer Labs, acrescentou:  “A participação no MUST foi uma experiência excepcional, tanto do ponto de vista profissional quanto pessoal. Desde o início, tivemos como objetivo aprender um pouco do que estava sendo feito na Europa em áreas relacionadas a nossa e apresentar o que estávamos construindo aqui na América do Sul. Acredito que ambos foram bem-sucedidos. O evento foi sensacional em nível de organização e conteúdo. Tive a oportunidade de assistir painéis com grandes profissionais de empresas globalmente renomadas e ampliar bastante nossos conhecimentos. Além disso, tive contato com o ambiente de startups da Baviera que tem crescido muito a cada ano.”

De olho no Prêmio Brasil-Alemanha de Startup 2017

As inscrições para a próxima edição do Prêmio Brasil-Alemanha de Startup começam em junho de 2017. Para mais informações entre em contato com o Departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha de São Paulo: inovacao@ahkbrasil.com.

Foto: Ricardo Vinicius P. Costa