Câmara Alemã fomenta a união entre startups e grandes empresas

576Aconteceu na última quinta-feira, 28 de setembro, a cerimônia do Prêmio Brasil-Alemanha de Startups e do programa AHK Startups Accelerator. Ambas são atividades que, em conjunto de um hub dedicado a startups (AHK Startups Hub), compõem a iniciativa Startups Connected. A cerimônia fez parte da programação do 5º Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, maior evento de inovação e tecnologia entre os dois países, realizado anualmente pela Câmara Brasil-Alemanha.

O Prêmio Brasil-Alemanha de Startups visa identificar e qualificar startups de acordo com os desafios das empresas âncoras, que são representados por categorias. Já o programa de aceleração AHK Startups Accelerator tem como objetivo desenvolver as startups selecionadas a partir do Prêmio e promover negócios entre elas e as empresas e instituições detentoras dos desafios. Além disso, o AHK Startups Hub visa manter uma rede ativa de startups a médio e longo prazo.

Ao todo foram premiadas nove startups. Cada startup foi qualificada a partir de um dos nove desafios, ou seja, categorias do Prêmio Brasil-Alemanha de Startups. Os desafios são, em sua maioria, propostos por grandes empresas associadas à Câmara Brasil-Alemanha. Este ano, as empresas e instituições participantes da iniciativa foram BASF, Bayer, BMG UpTech, Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH), Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Siemens, SAP, Schuler e Volkswagen.

A primeira premiada da noite foi a startup SkyDrones, representada por seu CEO, Ulf Bogdawa, que venceu na categoria Agricultura Digital da empresa Bayer. A SkyDrones, visa oferecer soluções para o agronegócio a partir do uso de drones. O prêmio foi entregue por Hiran Zani, Gestor de Inovação com foco em agricultura digital na Bayer.

Em seguida, Ariane Pelicioli, CEO e fundadora da startup Boletão recebeu das mãos de Rodolfo Santos, CEO do BMG UpTech, o prêmio da categoria B2Bank. Formada apenas por mulheres, a fintech oferece uma solução de crédito para pagamento de boletos bancários, agregando todos os boletos do usuário em um só e em uma data mensalmente.

A startup TNS Nanotecnologia foi a vencedora da categoria Cidades do Futuro, apresentando uma tecnologia química para controle de qualidade em diversas indústrias, como a alimentícia e botânica. A entrega do prêmio foi feita por Antonio Lacerda, Vice-Presidente Sênior da BASF América do Sul, para Gabriel Nunes, Diretor Geral da startup. A TNS Nanotecnologia foi uma de duas startups, que além do prêmio, ganhou uma viagem para a Alemanha, a fim de conhecer melhor o ecossistema alemão de startups e possíveis parceiros.

A Volkswagen elegeu a startup Zumpy como vencedora da categoria Conectividade. A startup oferece um aplicativo que busca reduzir a quantidade de veículos nas ruas facilitando que pessoas com o mesmo destino se locomovam juntas com segurança, no qual, por meio de filtros no aplicativo, o usuário pode escolher para quem pedir/oferecer caronas. O prêmio foi entregue por Fabio Rabelo, diretor de Digitalização e Novos Modelos de Negócio para Volkswagen América do Sul para Sandra Sinicco, investidora da startup.

A categoria Eletromobilidade, da GIZ, premiou a startup MOBQI pelo seu sistema integrado entre aplicativo e web, o qual permite a completa integração, gerenciamento e compartilhamento de dados da mobilidade urbana, ligando usuários com os prestadores de serviço. Ernani Machado, CEO da MOBQI recebeu o prêmio de Wolf Dio, diretor da GIZ no Brasil.

A startup GoEpik, liderada por Wellington Moscon, venceu a categoria Excelência Industrial da empresa Prensas Schuler. Por meio de tecnologias como machine learning, Internet of Things e realidade aumentada, a startup visa acelerar o processo de implementação da manufatura avançada. A entrega do Prêmio foi feita por Paulo Tonicelli, Presidente da Schuler. Além da startup TNS Nanotecnologia, a GoEpik foi a segunda startup a ganhar uma viagem para a Alemanha.

Fernando Bertelli, CEO da Ductor AGT, recebeu o prêmio pela categoria Inteligência Artificial das mãos de Paulo Stark, CEO da Siemens no Brasil e Presidente do Comitê de Inovação da Câmara Brasil-Alemanha. A startup busca automatizar a Manutenção Preventiva e contribuir para redução no consumo de energia elétrica industrial.

A empresa SAP elegeu a startup VM9 como vencedora de sua categoria Governo Digital. A startup de base tecnológica desenvolve e fornece software e serviços para instituições públicas e privadas, direcionados aos mercados de tecnologias inteligentes para Smart Cities e Smart Industry, entre outros. Franklin Bruno, Diretor de soluções e relacionamento com startups da SAP, entregou o prêmio ao CEO da VM9, Ronald Souza.

O último prêmio da noite foi para a startup alemã Greenspin, vencedora da categoria Alemanha, apoiada pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH). A Dra. Martina Schulze, Diretora do Centro, entregou o prêmio ao diretor geral da startup, Clemens Delatrée. A Greenspin atua com agricultura digital, visando digitalizar, quantificar e monitorar diversas áreas, com o objetivo de melhorar a produtividade e prevenir catástrofes.

Além da premiação, foram anunciadas na ocasião as startups a serem selecionadas para o programa de aceleração da iniciativa AHK Startups Accelerator. São elas: TNS Nanotecnologia, Órbita, Justto, Boletão, MOBQI, iAgro, BirminD. 

A AHK Startups Accelerator é um programa de aceleração de startups com três meses de duração. O objetivo deste programa é promover o desenvolvimento das startups participantes e gerar oportunidades de negócio entre elas e as empresas e instituições patrocinadoras e apoiadoras. Saiba mais clicando aqui!

Fotos: Divulgação Câmara Brasil-Alemanha/Carlo Ferreri