Câmara Alemã discute Indústria 4.0 no setor da mineração

DEU/Sachsen/Leipzig: (Copyright © Rainer Weisflog +49171/6254657) Tagebau Vereinigtes Schleenhain: Die Mitteldeutsche Braunkohlengesellschaft (Mibrag) foerdert im Jahr etwa 20 Millionen Tonnen Braunkohle. Grosse Anstrengungen richten sich auf den Umweltschutz und auf die schnelle Rekultivierung der Tagebaukippen. Um die Staubemission zu verringern, wird auch das freigelegte Kohlefloetz mit einem Pfanzensubstrat zwischenbegruent. (CREDIT/Copyright (c): Rainer Weisflog /Contakt: E-Mail: Foto@Weisflog.net ; Tel. +490355/824499; Weitere Infos und AGB auf: www.rainer-weisflog.de)

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) realiza, por meio do seu Centro de Competência de Mineração e Recursos Minerais, o 2º Seminário Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais no dia 22 de junho, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte (MG). Em sua segunda edição, o seminário, que tem como objetivo proporcionar aos participantes conhecimento e expertise sobre as tendências e tecnologias alemãs para o setor, em especial com as oportunidades da Indústria 4.0, terá como tema central “Mineração 4.0 – uma tendência em pauta: tecnologias alemãs para o setor no Brasil”.

Dividido em painéis, o conteúdo do seminário, que reunirá especialistas brasileiros e alemães,  está bem abrangente, englobando diversas vertentes atuais da  mineração, com foco para a 4ª Revolução Industrial. Neste sentido, irá abordar assuntos como, por exemplo,  a digitalização aplicada na indústria de mineração; como ganhar competitividade e redução de custos com as novas tecnologias; os avanços com o monitoramento online, e trará ainda um case de sucesso para o gerenciamento de produção por meio da implementação de um aplicativo móvel. Completando os assuntos, haverá um debate que propõe responder a pergunta: “De que forma a Mineração 4.0 pode ser aplicada com sucesso no Brasil?”.

Além disso, o momento contará com informações atuais sobre as reformas do Ministério de Mineração e Energia e suas possíveis consequências, as quais devem direcionar o País para uma nova dinâmica no setor da mineração. Entre os palestrantes estão Vicente Lôbo, Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME); Marcello Ribeiro Lima Filho, Sócio da Lima & Feigelson Advogados, e Ruben Fernandes, CEO da Anglo American Brasil. Propostas de cooperação bilateral Brasil-Alemanha também serão expostas por especialistas de renomadas entidades dos dois países como Andrea Jünemann, Subsecretária da Unidade de Política Internacional de Recursos Minerais do Ministério de Economia e Energia (BMWi) da Alemanha; Jorge Eduardo Ledsham, Diretor-Presidente da CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), e Sven-Uwe Schulz, Consultor da Agência Alemã de Recursos Minerais (DERA) dentro da Agência Alemã de Geociências e Recursos Minerais (BGR).

O tema “Segurança na Mineração”, que é de extrema importância, visto os incidentes já ocorridos, também será abordado nesta edição do seminário. Cases de sucesso nesse segmento serão expostos por Alberto Abdu, Gerente de Desenvolvimento de Negócios em Mineração da Bosch, e por Aldo Souza, Diretor de Sustentabilidade da Anglo American Brasil.

A abertura do seminário contará com a presença de Thomas Timm, Vice-Presidente Executivo da  Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo;  Vicente Lôbo, Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME);  Andrea Jünemann, Subsecretária da Unidade de Política Internacional de Recursos Minerais do Ministério de Economia e Energia (BMWi) da Alemanha,  Rainer Münzel, Ministro para Assuntos Econômicos e Temas Globais da Embaixada Alemã no Brasil, e  Dr. Reinhold Festge, Sócio-Gerente da Haver & Boecker e presidente da Iniciativa Econômica Alemã para a América Latina (LAI).

O evento acontece em Belo Horizonte, no dia 22 de junho das 8h15 às 18h30, com coquetel de encerramento. Todas as palestras receberão tradução simultânea português-alemão. Clique aqui para ter acesso a programação completa com os painéis e palestrantes.

O evento, com inscrições abertas a partir da próxima semana (24 de maio) e encerramento no dia 14 de junho, tem  Patrocínio Ouro da Haver & Boecker e Siemens e Patrocínio Prata da Bosch, Fugro Consult e RWE Technology International, conta com o apoio do Ministério de Economia e Energia (BMWi) da Alemanha e do Governo Federal Brasileiro.

Serviço
II Seminário Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais: Oportunidades de negócios e tecnologias alemãs para o futuro da Mineração no Brasil
Data: 22 de junho de 2017 das  08h15 às 18h30
Local:  Hotel Ouro Minas – Avenida Cristiano Machado, 4001 – Ipiranga, Belo Horizonte  
Informações e inscrições, clique aqui

Obs.: As inscrições estarão abertas a partir do dia 24 de maio e se encerram no dia 14 de junho. Como as vagas são limitadas e há muito interesse na participação do evento, solicitamos aviso prévio da desistência até 14 de junho pelo e-mail: eventos@ahkbrasil.com. Assim garantimos a qualidade do evento.

Importante:  o público-alvo do evento são representantes das empresas mineradoras, das instituições públicas da área de mineração, as empresas associadas à Câmara Brasil-Alemanha e empresas da Alemanha do setor interessadas no Brasil. A  confirmação da inscrição estará sujeita a avaliação.
Só serão aceitas inscrições nesse perfil.

Foto: Mitteldeutsche Braunkohlengesellschaft mbH (MIBRAG)/ Rainer Weisflog