Câmara Alemã desenvolve núcleos de palestras específicas sobre compras

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), percebendo as necessidades de seus associados, resolveu inserir em sua agenda de eventos um fórum de discussão dedicado aos profissionais da área de compras.  O Grupo, que iniciou suas atividades em 2016, tem como principais características a troca de ideias, melhores práticas, estudo de casos e o fomento de discussões acerca de temas relevantes da área de compras, proporcionando aos profissionais participantes um enriquecimento de know-how e expertise. Desde sua criação, o evento vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos.

A segunda reunião aberta do Grupo de Trabalho de Heads em Compras das empresas associadas à Câmara Brasil-Alemanha aconteceu no dia 26 de junho e comprovou o sucesso e agenda permanente para os interessados no setor. Na ocasião, em parceria com a Röchling e a Vorätte, a Câmara promoveu uma palestra sobre “Homologação de Fornecedores”. Juliana Blumer, Diretora Geral da Röchling, informou na abertura do evento: “É muito importante colocar todos os compradores juntos, proporcionando um importante aprendizado sobre vendas em várias oportunidades, já que eventos como estres são bem escassos no mercado”.

A participação do Fundador da Vorätte Procurement & Sourcing, Renato Honorato, foi dinâmica e interativa com os participantes. O palestrante motivou os compradores a compartilharem pautas a fim de demonstrar como o evento corresponderia às expectativas. Franklin Plessmann Neto, Coordenador de Compras da KPMG Brasil comentou: “Nós estamos em um processo inicial de implementação de fornecedores. Então, quando recebemos a proposta de escutar sobre homologação, uma das nossas principais dúvidas foi: Como classificar nossos fornecedores por níveis de criticidade e quais são os tipos de documentações exigidas por cada um deles?”

Elaine Arvani da Siemens enfatizou que “A expectativa que eu trago é alinhar ferramentas e conhecer novas práticas”, enquanto Adriano Carvalho da Benteler sublinhou: “Minha expectativa é entender de forma rápida e eficaz a forma de identificar e avaliar o fornecedor”. O CEO da Vorätte explicou que essa troca de informações é essencial para que o evento não seja  apenas um monólogo, mas um importante levantamento de questões e esclarecimentos.

Renato Honorato demonstrou sua perspicácia ao explanar que o grande parceiro das empresas é o fornecedor. Uma vez que as empresas amadurecem as suas áreas de compras, elas são as que mais conseguem desenvolver-se, elaborar as melhores práticas e focar em seus fornecedores. “Não dá para ser um comprador, sem ser um vendedor”. Segundo ele, precisa-se entender que o fornecedor faz parte da estratégia de compras. Sua preocupação vem pelo fato de que não há  uma faculdade de compras, apenas cursos ou MBA. Por isso, “temos que evoluir, trabalhar muito para que nossa área ganhe mais propulsão dentro da organização”, complementa Renato. Ainda segundo ele, uma dica valiosa é voltada para a importância do Request for information (RFI). Uma vez que o RFI é uma estratégia para perceber qual fornecedor tem menor aderência, a seleção dos fornecedores é facilitada. A criação de um site que facilita o acesso dos fornecedores ao cadastro e proporciona um banco de dados é outro diferencial de empresas maduras.

O alinhamento de ideias como o cadastro eficiente de fornecedores, a homologação, a gestão de fornecedores e a gestão de relacionamentos com fornecedores são fundamentais para o impulso na área de compras. O GT de Compras tem proporcionado excelentes plataformas de discussão, capacitação e trocas de experiências. O evento acontecerá novamente em novembro. Mais informações e datas serão divulgadas posteriormente no site da Câmara Brasil-Alemanha (http://www.ahkbrasilien.com.br).

Foto: Divulgação AHK São Paulo