Brasil e Alemanha discutem novas parcerias

O vice-Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Werner Hoyer, está no Rio de Janeiro para participar do 29º Encontro Econômico Brasil Alemanha. O representante do governo alemão participou da mesa de abertura do evento, nesta segunda-feira (19), e também irá acompanhar a assinatura de um acordo de cooperação entre as cidades do Rio de Janeiro e de Colônia.

O acordo que será assinado nesta tarde pelo Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e pelo prefeito da cidade alemã, Jürgen Roters, prevê a apresentação de oportunidades de negócios para empresas brasileiras e propostas para a intensificação de intercâmbio comercial e ambiental entre o Brasil e a Alemanha.

Oportunidades para PME’s

A cooperação no âmbito das Pequenas e Médias Empresas (PME’S), bem como em inovação, é um dos caminhos para ampliar e aprofundar as relações entre Brasil e Alemanha, na opinião do secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Ruy Nunes Pinto Nogueira.

Durante o Encontro, ele ressaltou que as PME’s alemãs são um exemplo a ser seguido pelo Brasil, em termos de inovação tecnológica. “O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o DEG, o banco alemão de fomento, podem apoiar nesse desenvolvimento”, destacou. Áreas como nanotecnologia, biotecnologia e tecnologias ambientais também foram citadas pelo embaixador como potenciais oportunidades de cooperação bilateral.

O presidente da Confederação Alemã da Indústria (BDI, sigla em alemão), Hans-Peter Keitel, também integrou o painel de abertura do evento e deu um depoimento otimista sobre o atual momento econômico do Brasil e da Alemanha. “As condições atuais para as parcerias entre os dois países são únicas”, disse.

Também participaram da mesa de abertura do Encontro o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, que neste ano recebeu o Prêmio Personalidade da Câmara Brasil Alemanha; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o presidente da FIRJAN, Eduardo Vieira; e o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

Divulgação / Mauricio Seidl
Divulgação / Mauricio Seidl