Bolsa de Estudo: Alemanha de portas abertas aos brasileiros

 

Dr. Damian Grasmück, responsável pelo departamento de seleção da Fundação Alexander von Humboldt, durante apresentação oficial da nova edição da Bolsa.
Dr. Damian Grasmück, responsável pelo departamento de seleção da Fundação Alexander von Humboldt, durante apresentação oficial da nova edição da Bolsa.

A Bolsa Chanceler Alemã para futuros líderes do Brasil, que já está com inscrições abertas, possibilita diversas vantagens, incluído bolsa que chega a 2.750 euros

A Alemanha abre suas portas a brasileiros com potencial de liderança por meio da Bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes do Brasil (German Chancellor Fellowships for prospective leaders from Brazil). A Bolsa, que tem como objetivo investir em 10 jovens líderes brasileiros para aperfeiçoarem seu talento na Alemanha, é uma ação da chanceler da República Federal da Alemanha, Angela Merkel.

O projeto é uma iniciativa da Fundação Alexander von Humboldt (AvH), que conta com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) e do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo. A apresentação oficial do programa aconteceu no último dia 23 de junho e contou com a participação especial do cônsul geral da Alemanha,  Axel Zeidler; do vice-presidente executivo da Câmara Brasil-Alemanha e Embaixador do Projeto no Brasil, Thomas Timm; e do responsável pelo departamento de seleção da Fundação Alexander von Humboldt, Dr. Damian Grasmück, que veio ao Brasil, exclusivamente para este momento na residência oficial do cônsul.

A ideia do programa, que já traz um histórico de sucesso em outros países e implementado no Brasil desde 2013, é promover pessoas e projetos com investimentos da Alemanha, incentivando o intercâmbio multicultural, a capacitação profissional e pessoal (networking). Para o Dr. Damian Grasmück, o programa é uma grande chance para os brasileiros que querem potencializar suas carreiras. Durante sua apresentação,  ele comentou que está impressionado com as aplicações dos brasileiros na Bolsa Chanceler. “A cada nova edição, estamos surpreendidos pelo interesse e dedicação  dos brasileiros com este projeto.  Se compararmos, por exemplo, a edição de 2014/2015 para a edição 2015/2016 (ano passado), houve um aumento extraordinário de aplicações do Brasil. No ano passado foram 217 inscrições, em contrapartida as 50 do ano retrasado. E mais: tivemos 380 aplicações gerais, sendo que 217 foram do Brasil. Ou seja, a soma de aplicações dos outros países não chega aos números do Brasil. Estamos confiantes que, para a nova edição (2016/2017), iremos impulsionar ainda mais esses números.”

O evento contou também com a participação de dois bolsistas aprovados na edição passada e que estão com as malas prontas para a Alemanha. Giovanna Zeny e Ramon de Souza Rodrigues explicaram a trajetória desde a aplicação para a Bolsa até os processos de seleção, tirando dúvidas e apontando os melhores caminhos para os interessados a seguir essa escalada de sucesso.

Além do Brasil, o programa Bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes (Bundeskanzler-Stipendium für angehende Führungskräfte, no original em alemão) é destinado a jovens pesquisadores da China, Índia, Rússia e Estados Unidos. Com isso, o projeto geral contempla, todo ano, 50 jovens líderes (10 bolsistas de cada país), que terão a oportunidade de colocarem em prática seus projetos, patrocinados pela Alemanha. A Bolsa Chanceler contempla várias áreas distintas como Política, Economia, Mídia, Administração ou Cultura.

O programa, que conta com o patrocínio da Chanceler da República Federal da Alemanha, possibilita, também, a oportunidade ímpar de apresentarem o resultado de seus projetos pessoalmente para a Chanceler alemã Angela Merkel.

Formação superior completa, fluência em inglês ou em alemão são alguns dos requisitos da bolsa. Outra exigência é a apresentação de uma carta de recomendação de um mentor para a pesquisa, que pode ser de instituição de ensino privada ou pública. A ajuda mensal para os aprovados varia entre 2.150 euros e 2.750 euros, dependendo das qualificações. Cursos adicionais de alemão, suporte para a família acompanhar o bolsista e as despesas com viagem estão previstos na bolsa. Todos os requisitos podem ser conferidos no edital da fundação

Em um programa inicial de quatro semanas em Bonn e Berlim, os aprovados estabelecem contato com outros bolsistas. Nos primeiros dois meses do programa, todos farão curso intensivo de alemão e nos meses seguintes desenvolvem seus projetos de pesquisa. 

As inscrições para a Bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes já estão abertas e vão até o dia 15 de setembro. A data de início da bolsa é 1° de outubro do ano seguinte (2017) e tem duração de um ano. Mais informações sobre o programa Bolsa Chanceler Alemã: www.humboldt-foundation.de/youngleaders   

Veja o vídeo sobre o programa aqui!  

A Fundação Alexander von Humboldt promove a cooperação acadêmica entre cientistas de excelência e acadêmicos do exterior e da Alemanha por meio de suas bolsas de pesquisa. Informações: http://www.humboldt-foundation.de/

Foto: AHK São Paulo/Carlo Ferreri