Berlim será palco de evento sobre minérios estratégicos com foco no Brasil

DEU/Sachsen/Leipzig: (Copyright © Rainer Weisflog +49171/6254657) Tagebau Vereinigtes Schleenhain: Die Mitteldeutsche Braunkohlengesellschaft (Mibrag) foerdert im Jahr etwa 20 Millionen Tonnen Braunkohle. Grosse Anstrengungen richten sich auf den Umweltschutz und auf die schnelle Rekultivierung der Tagebaukippen. Um die Staubemission zu verringern, wird auch das freigelegte Kohlefloetz mit einem Pfanzensubstrat zwischenbegruent. (CREDIT/Copyright (c): Rainer Weisflog /Contakt: E-Mail: Foto@Weisflog.net ; Tel. +490355/824499; Weitere Infos und AGB auf: www.rainer-weisflog.de)

Evento, que acontece entre os dias 14 e 15 de dezembro na capital alemã com a presença dos principais players do setor, colocará em pauta as estratégias tecnológicas e as oportunidades de negócios por meio da mineração

 “Oportunidades de inovação tecnológica baseadas em recursos minerais estratégicos do Brasil” é o tema do workshop que será realizado em Berlim nos dias 14 e 15 de dezembro de 2017. O evento é uma parceria entre o Centro de Competência de Mineração e Recursos Minerais da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), a Embaixada Brasileira em Berlim e a Federação Alemã Internacional de Mineração e Recursos Minerais (FAB – The German Federation of international Mining and Mineral Resources, em inglês).

O workshop focará em minerais como os elementos de terras raras (Rare Earth Elements – REE), grafite, tântalo, lítio, entre outros minerais estratégicos e sua crescente importância no setor industrial. Desta forma, o evento terá como objetivo destacar o potencial de minerais estratégicos no Brasil, assim como as oportunidades de inovação em tecnologia e processos de beneficiamento associados, além de oportunidades do uso de tais minerais.

O evento, que acontecerá justamente após o encontro anual da Federação Alemã Internacional de Mineração e Recursos Minerais (FAB), contará com a presença de membros da FAB, representantes do governo alemão e brasileiro, representantes de instituições de pesquisa de ambos os países e membros da indústria.

A programação está bem diversificada e contará com palestrantes renomados do setor, que apresentarão e discutirão a relação bilateral Brasil-Alemanha na pesquisa, assim como novas tecnologias e estratégias para apoiar oportunidades de negócios. O workshop será uma oportunidade única de networking e aprimoramento de Know how no campo estratégico de mineração no Brasil e na Alemanha.

Destaque para a participação de Andrea Jünemann, do Ministério Federal para Economia e Energia da República Federal da Alemanha (BMWi – em sua sigla no alemão); Thomas Timm, Vice-Presidente Executivo da AHK São Paulo; Marco Antonio Castello Branco, da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG), como também representantes do SENAI, Instituto Fraunhofer, Universidade Técnica de Clausthal, Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), entre outros.

Na ocasião, os principais tópicos em pauta serão:

  • Os minerais e o mercado de mineração no Brasil;
  • A importância dos minerais inseridos nas cadeias de valor;
  • O potencial brasileiro e a extensão da cadeia de valor local;
  • A inovação para aplicação e aperfeiçoamento de tecnologias de mineração e beneficiamento no Brasil;
  • O papel da cooperação do Governo, da Indústria e da Academia para acelerar a inovação no setor mineral;
  • Startups e a inovação no setor de mineração;

Serviço:
Evento: Minerais Estratégicos e Inovação no Brasil: um olhar para as REE, grafite, tântalo, lítio entre outros

Data:
14 de dezembro das 13h30 às 21h30     
e 15 de dezembro das 9h00 às 14h00

Local: Embaixada Brasileira de Berlim – Wallstraße 57, Ground Floor

Mais informações, programação e inscrições, clique aqui!

 

Foto: © Rainer Weisflog / MIBRAG