Ao vivo de Bayreuth e de Salzburgo

Foi-se a época em que, assistir aos mais famosos festivais de musica clássica e ópera, significava comprar ingressos com bastante antecedência e viajar. Atualmente, as novas tecnologias de comunicação e os recursos da IOnternet começam a beneficiar os fãs desse segmento de música.


Prova disso é o que está sendo programado para os festivais deste ano de Bayreuth, na Alemanha, e Salzburgo, na Áustria. O que ficava limitado às salas de concerto passará a ser transmitido ao vivo e ao ar livre para telões localizados em praças das duas cidades. Além disso, também será possível acompanhar as óperas “Cosi fan tutte”(Salzburgo, no dia 30 de julho) e “Tristão e Isolda” (Bayreuth, no dia 9 de agosto) pela Internet.


“Este é um exemplo de união da excelência nas áreas de tecnologia e arte”, declarou Stephan Heimbach, responsável pela área de Comunicação da Siemens, parceira na organização dos festivais e patrocinadora da Siemens Festival Night, ocasião em que as óperas serão apresentadas ao ar livre. “Está provado que eventos culturais importantes despertam interesse e merecem todo o apoio necessário, mesmo em épocas de crise. A Siemens se orgulha de poder utilizar a mais avançada tecnologia disponível para fazer com que a arte e a cultura cheguem a um público numeroso.”


Ao ar livre – Em Bayreuth, a apresentação ao vivo de “Tristão e Isolda” está programada para o dia 9 de agosto, com início às 15h e encerramento previsto para às 21h.


Imagens em alta definição projetadas em uma tela de 90 metros quadrados e um sistema de som especial são o diferencial da tecnologia utilizada e que assegurará à platéia uma experiência inesquecível. Mas não é só isso. A Siemens Festival Night vai contar com a presença de Axel Brüggemann, um expert em música, que trará informações tanto sobre o que acontece no palco, quanto nas coxias. No entorno da Festplatz (praça de apresentação), estandes com farta opção de comidas e bebidas cuidarão para que ninguém passe fome ou sede. Ao término da ópera, os cantores, depois dos agradecimentos ao público dentro do “Festspielhaus”, se apresentarão na praça e festejarão o encerramento do evento.


Internet – Não pode viajar? Não se aborreça! Aproveite as vantagens da tecnologia e assista a ópera pela Internet! Acessando um link específico no portal da Siemens (www.siemens.com/festivalnigth),tudo estará resolvido. Neste caso, é preciso pagar uma taxa de €14,90. Um help desk em vários idiomas esclarecerá as dúvidas dos usuários. O provedor da Internet e as especificações do computador definirão, dentre as três alternativas disponíveis, a mais adequada para o equipamento do usuário. Assistir a ópera com legendas também é uma opção. E para os mais aficionados, existe a possibilidade de rever as óperas “on demand”.

Björn Göttlicher/VISUM
Björn Göttlicher/VISUM