Alemanha de portas abertas para profissionais brasileiros

Evento realizado pela Bundesagentur für Arbeit contou com o apoio da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha para divulgar oportunidades de emprego na Alemanha e identificar possíveis candidatos

IMG_1462
Da esq./dir.: Lisa Wagner, Marcel Fernandes, Sebastián Merle e Hauke Neidhardt.

Na última sexta-feira, dia 10 de novembro, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) apoiou o evento “Quero trabalhar na Alemanha!”, organizado pela Bundesagentur für Arbeit (Agência Federal de Emprego Alemã – no português). O evento realizado no Colégio Humboldt teve como objetivo divulgar oportunidades de emprego na Alemanha e identificar possíveis candidatos para trabalhar no país. Ao longo do dia, uma palestra com o propósito de apresentar a realidade do mercado de trabalho alemão aos interessados foi ministrada em dois horários distintos, às 9:00 e às 14:00 horas. Além das palestras ainda foram realizadas entrevistas presenciais com os candidatos pré-aprovados no processo de inscrição. Todos os candidatos que preencheram o perfil e os pré-requisitos da Bundesagentur für Arbeit tiveram a oportunidade de realizar uma entrevista, seja de forma presencial no dia do evento ou posteriormente pelo Skype.

A abertura foi realizada no Teatro do Colégio Humboldt por Patrícia Franco Caires, Diretora do Centro de Competência Formação Profissional da Câmara Brasil-Alemanha, e Heiko Weinhappl, Coordenador da Formação Profissional Dual do Colégio Humboldt. Também participaram os representantes da Bundesagentur für Arbeit, Alexander Wilhelm, Diretor Executivo de Relações Internacionais do departamento ZAV (Zentrale Auslands- und Fachvermittlung – em alemão), Sebastián Merle, Lisa Wagner, Hauke Neidhardt e Marcel Fernandes.

A palestra ministrada por Marcel Vieira Fernandes e Sebastián Merle, da Bundesagentur für Arbeit, apresentou o mercado de trabalho alemão e os caminhos para se trabalhar no país como estrangeiro. Marcel falou sobre a atuação da agência que “oferece serviços de assistência a candidatos estrangeiros, ajudando-os a entrarem em contato com as empresas na Alemanha.” Além disso, a agência também oferece aconselhamento e suporte para pequenas e médias empresas alemãs que estão em busca de profissionais estrangeiros.

IMG_1483Atualmente existem áreas de atuação na Alemanha com falta de mão de obra qualificada, e o trabalho da Bundesagentur für Arbeit é ajudar os empregadores alemães a suprir essa demanda. As principais áreas com falta de mão de obra que foram apuradas esse ano são: Engenharia, Cuidadores de Idosos, Enfermeiros, Médicos, Especialistas em TI e Formações Técnicas (de Aquecimento, Climatização e do setor Metalúrgico). Fernandes ressalta, entretanto, que apesar da crescente falta de mão de obra especializada na Alemanha, isso por si só não garante aos candidatos uma rápida colocação no mercado. O essencial para a aprovação continua sendo o domínio da língua alemã.

Outro ponto importante para os interessados que buscam um emprego na Alemanha é a validação e o reconhecimento de diplomas pelos órgãos responsáveis no país. Na área da saúde, por exemplo, a “Approbation permite exercer a profissão sob a supervisão de um profissional alemão, e costuma ser a porta de entrada para se trabalhar na Alemanha. Após isso, é possível solicitar a permissão para exercer a profissão livremente”, afirma Marcel Fernandes.

IMG_1495
No palco, Marcel Fernandes, à esquerda e Sebastián Merle, à direita.

Sobre salários e a seguridade social, os palestrantes afirmaram que os empregos na Alemanha têm um salário definido por hora e não por mês, como estamos acostumados no Brasil. Desde o dia 1º de janeiro de 2017 passou a vigorar na Alemanha um salário mínimo de 8,84 euros por hora. Marcel também falou sobre os impostos descontados do salário, sendo que “a Previdência Social são 18,7%, o Seguro Social 14,6%, o Seguro Desemprego 3% e Seguro Invalidade 2,55%.”

Ao final da palestra Sebastián Merle e Marcel Fernandes ainda explicaram os diferentes tipos de vistos que são emitidos para estrangeiros que trabalham na Alemanha, sendo que para receber informações mais específicas é recomendável que se contate um consulado alemão.

Caso você tenha interesse em saber mais sobre como se candidatar a empregos na Alemanha, recomendamos entrar em contato com a Bundesagentur für Arbeit pelo site: www.make-it-in-germanty.com. Além disso, ainda é possível acompanhar a transmissão ao vivo do evento, que está disponível neste link.

Fotos: Douglas Oliveira