Alemães buscam negócios no Nordeste

Representantes de sete empresas alemãs originárias do estado de Baden-Württemberg visitam o Brasil nesta semana com o objetivo de expandir suas operações no País. A comitiva se reúne nesta terça-feira (26) no Recife com empresários locais para explorar oportunidades comerciais conjuntas. Além dos representantes das companhias, a delegação é integrada por representantes do Ministério de Economia e Finanças e da Agência de Fomento Internacional do Estado de Baden-Württemberg.

As rodadas de negócios são organizadas conjuntamente pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo e pelo Escritório Regional de Norte e Nordeste, este último inaugurado no final do ano passado na capital pernambucana. “Atualmente, o Nordeste representa a terceira maior economia do País e é visto por muitos como uma das regiões mais promissoras do Brasil. Seu grande potencial abre um cenário atrativo para estabelecer novas relações comerciais” informa Ricardo Castanho, diretor do Depto. de Comércio Exterior da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.

Para Martin Mahn, diretor do Escritório para o Norte e Nordeste da Câmara Brasil-Alemanha, “o recente desenvolvimento econômico da região abre inúmeras oportunidades para negócios, as quais fomentam novas relações comerciais benéficas tanto para brasileiros quanto para alemães”.

As empresas de Baden-Württemberg têm atuação consolidada em setores variados, como engenharia, revestimentos, produtos químicos, autopeças, softwares, soluções em comunicação e mídia, tecnologias ambientais, cosméticos e beleza, equipamentos industriais e saúde.

Na quarta-feira (27), a delegação viaja ao Rio de Janeiro, onde faz visitas técnicas a empresas, e retorna à Alemanha no sábado (02).

Sobre Baden-Württemberg

Com o menor índice de desemprego da Alemanha, Baden-Württemberg é o terceiro maior estado do país e uma das principais regiões econômicas da Europa. Apresentou o maior crescimento entre todos os estados alemães no ano de 2011: 4,4% de incremento no PIB. As atividades predominantes são a indústria automobilística, que movimenta 26% da manufatura estadual, e o setor de máquinas e equipamentos, que responde por 21% da produção industrial local. Ainda se destacam em Baden-Württemberg as indústrias metalúrgica e elétrica.

Dados do Serviço Federal de Estatísticas da Alemanha (Destatis) apontam que a corrente de comércio entre Baden-Wrüttemberg e o Brasil tem se intensificado nos últimos anos. Em 2011, o estado alemão exportou €1,9 milhão para o Brasil (aumento de 6% sobre 2010) em máquinas, veículos, autopeças e químicos. Já o Brasil exportou cerca de €1 milhão (incremento de 11,1% sobre 2010) em rações, papelão, máquinas e autopeças. Esforços do governo alemão estão sendo feitos para desenvolver novos setores da economia estadual. As políticas de incentivo favorecem especialmente os setores de mobilidade sustentável, tecnologias de meio ambiente, energias renováveis e eficiência de recursos, saúde e tratamento, e tecnologia da informação.

Prefeitura do Recife
Prefeitura do Recife