AHK Visita: Câmara Brasil-Alemanha fomenta discussões acerca da região metropolitana de Campinas

Nesta quinta (8), a Câmara Brasil-Alemanha (AHK-São Paulo), por meio de seu Departamento de Assuntos Associativos, promoveu o evento AHK Visita no Colégio Visconde de Porto Seguro – Valinhos. Na ocasião, presidentes de grandes empresas alemãs da região metropolitana de Campinas puderam compartilhar em dois painéis suas expectativas em relação a economia pós-eleições e destacar a produtividade industrial da região.

Mauritius Dubnitz, Diretor de Recursos Humanos e Relações Teuto-Brasileiras do Colégio Visconde de Porto Seguro, foi o mediador do evento e levantou questões relacionadas as perspectivas de investimentos para o futuro, além de discutir sobre o cenário político e econômico que tem se desenvolvido.

Apesar da crise econômica, Campinas, sede do maior aeroporto de cargas da América Latina, continuou crescendo em até 3% ao ano por causa de uma economia pujante na indústria, no comércio e no serviço. Maite Leite, Presidente do Deutsche Bank, afirmou que para o próximo ano: “Acreditamos que o câmbio oscile entre 3,60 e 3,80 e compreendemos que essa taxa não depende apenas do que acontece no Brasil, mas também de forças externas. Muitos analistas esperam um crescimento entre 2,5% ou 3,5% para 2019.”

Além da expectativa econômica, um novo cenário de conjuntura política tem se desenhado com os novos representantes eleitos e para isso “é importante que monitoremos alguns elementos, como a formação da equipe, quem serão os escolhidos, como será a relação deles com os congressos, senados e ministérios, bem como serão articulados” completa.

Adriana Belmiro da Silva, Presidente da Balluff Controles Elétricos, contribuiu ao apresentar o potencial estratégico de sua empresa: “No meio dessa crise, conseguimos mudar a nossa plataforma de produção para uma global, investimos mais de 3 milhões de euros autorizados pela matriz. Não podemos olhar para o Brasil apenas até a próxima eleição, mas até daqui 35 anos. Nós queremos continuar aqui por muito tempo.”

A visão de investimento industrial no Brasil tem sido um diferencial relevante das empresas alemãs. “Nós, empresários, temos que olhar as oportunidades que temos no Brasil. Neste momento, temos treinado pessoas, com o intuito de gerarmos empregos, sendo assim precisamos de uma matriz que trabalhe junto com os colaboradores.” enfatizou Rolf Geissinger, Presidente da Optma do Brasil.

Mesmo que o papel do setor industrial seja mais de expectador do que de um agente atuante, a expectativa das empresas alemãs é de que o Brasil tenha um ano com maiores investimentos. André von Zuben, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, porém pontuou que a elevação de investimentos “ajudará as empresas serem mais ou menos dependentes da eficiência do governo.”

Ele conclui “Como poder público, entendemos que as questões econômicas são influenciadas pela conjuntura, mas podemos auxiliá-las de modo tributário e promover por meio delas uma articulação entre empresas, universidades e centros de pesquisas. Muitas empresas poderiam estar utilizando desse conhecimento para melhorar os seus processos.”

O setor industrial além de estar investindo no ensino pessoal de seus colaboradores, tem integrado isso às transformações digitais com o intuito de aumentar sua produtividade. Tanto em uma produção seriada, quanto em uma não seriada há o incentivo para que seus colaboradores estudem e lidem com os equipamentos da nova transformação digital. “A educação no país é fundamental e sem investimentos, infelizmente, não existirá geração de empregos.” complementa Adriana.

Nina Luise Garcia, Gerente do Departamento de Assuntos Associativos, observou que além da discussão de assuntos relevantes, por meio do AHK Visita foi possível conhecer o que o setor industrial da região metropolitana de Campinas tem oferecido, além de se promover o networking entre os participantes. A primeira edição do evento contou também com o lançamento do aplicativo WeMatch, desenvolvido com o intuito de ampliar o contato entre os participantes do evento (clique aqui para saber mais).

Divulgação: AHK-São Paulo