AHK-SP lança 3ª edição do “Acreditando no Brasil”

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo está lançando a 3ª edição do livro  Acreditando no Brasil. Editado em parceria com a Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e Globalização Econômica – SOBEET e com a colaboração do economista Prof. Dr. Antonio Corrêa de Lacerda, docente da PUC-SP, a publicação retrata a participação alemã no desenvolvimento econômico do Brasil, uma trajetória que se iniciou nos primeiros anos da colonização e prossegue até os dias atuais.

“Esta publicação é um testemunho da parceria que existe entre a Alemanha e o Brasil. A sua leitura revela a abrangência e a profundidade desse compromisso”,  declara Thomas Schmall, presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. “São cinco séculos de um rico relacionamento que hoje oferece aos dois países uma sólida base para juntos enfrentarem os desafios que se apresentarão no futuro”, conclui.

Ilustrado com gravuras, fotos, tabelas e gráficos, o livro de 340 páginas é dividido em 19 capítulos. Dois deles, introdutórios, narram a trajetória histórica desses cinco séculos de cooperação e desenvolvimento, assim como a presença alemã nos centros urbanos do País.  Os capítulos seguintes apresentam a participação e a atuação das empresas alemãs em vários setores da economia nacional: automobilístico, autopeças, químico, farmacêutico, energia, transporte e logística, bancos e seguros, entre outros. Completando o livro, os capítulos finais são dedicados a temas atuais e de crescente importância nas relações bilaterais: inovação e transferência de tecnologia, o mercado ambiental, responsabilidade social e investimentos alemães em educação, entidades e instituições beneficentes.

Desde o lançamento de sua  1ª edição, em 2004, o  Acreditando no Brasil  desperta um grande interesse junto a empresários, historiadores, economistas e público em geral. “A cada nova publicação, as informações apresentadas são atualizadas e ampliadas. A edição atual integra o calendário de atividades da Temporada Alemanha + Brasil 2013 – 2014”, ressalta Schmall.

Uma longa história

Volkswagen, Mercedes-Benz e Bosch são empresas alemãs bem conhecidas pelos brasileiros. Desse grupo também fazem parte nomes  como Siemens, BASF e Bayer, que atuam no País há mais de 100 anos. Outras se instalaram no País na segunda metade do século 20, época em que o capital alemão vivia uma fase de forte internacionalização.

Mesmo agora, no início do século 21, o fluxo de empresas alemãs chegando ao Brasil não se encerrou. No entanto, há uma alteração em seu perfil. Se antes eram grandes empresas de setores básicos da indústria, agora são as PMEs que atuam em áreas inovadoras da economia: tecnologias verdes, TI, eficiência energética, energias renováveis, entre outras.

Atualmente existem 1.300 empresas alemãs no Brasil, 900 das quais estão sediadas na Grande São Paulo, tornando-a a região com maior concentração de empresas germânicas no mundo. Elas empregam em torno de 250 mil funcionários e são responsáveis por aproximadamente 10% do PIB industrial do País. O volume acumulado de investimentos alemães no Brasil é de aproximadamente US$ 30 bilhões.

Interessados em adquirir o livro podem entrar em contato através do e-mail comunicacao@ahkbrasil.com

Divulgação AHK-SP
Divulgação AHK-SP