AHK São Paulo realiza 5º Congresso Brasil-Alemanha de Inovação

CIT 3
Esq./dir.: Antonio Lacerda, Dr. Wolfram Anders, Paulo Stark e Bruno Vath Zarpellon

No dia 28 de setembro, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) realizou a 5ª edição do Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, sendo que este ano foram abordados os temas: Indústria 4.0 e Startups. O evento que foi um sucesso contou com uma grande presença de público e reuniu diversos executivos e empreendedores das áreas de Inovação e Tecnologia. Além disso, estudantes puderam visitar a Feira de Carreiras realizada pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH).

A abertura do Congresso contou com importantes nomes da indústria como o Dr. Wolfram Anders, Presidente da Câmara Brasil-Alemanha e Vice-Presidente Executivo da Robert Bosch América Latina, e Paulo Stark, até então Presidente do Comitê de Inovação da Câmara Brasil-Alemanha e Presidente e CEO da Siemens no Brasil. Também participaram desse momento a Dra. Martina Schulze, Diretora do Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo DWIH Brasil; Rainer Münzel, Ministro para Assuntos Econômicos e Temas Globais da Embaixada da Alemanha no Brasil e o Deputado Federal Thiago Mello Peixoto da Silveira, da Frente Parlamentar de Economia Digital e Colaborativa.

Paulo Stark aproveitou sua fala para anunciar o fim de seu mandato como Presidente do Comitê de Inovação: “Tive a honra de presidir o Comitê de Inovação da Câmara Brasil-Alemanha nos últimos quatro anos. Ao final desses dois mandatos tenho a missão de apontar um sucessor e a escolha entre todos foi unânime: Antonio Lacerda, Vice-Presidente de Químicos e Produtos de Performance e Sustentabilidade da BASF é o novo Presidente do Comitê de Inovação”. Como agradecimento à dedicação e ao empenho de Stark durante seu mandato à frente do Comitê, Bruno Vath Zarpellon, Diretor do Departamento de Inovação e Tecnologia Brasil-Alemanha e Dr. Wolfram Anders o presentearam com uma caixa de ferramentas completa com suas iniciais gravadas em todas as peças. “De forma simbólica, esperamos que o nosso presente o ajude a lembrar do início da sua carreira como engenheiro e os melhores momentos dela, como também lhe suporte com os pequenos desafios do dia-a-dia.”, explicou Zarpellon.

CIT 4O painel inaugural do Congresso abordou as “Tecnologias Habilitadoras para a Transformação Digital” e contou com a mediação de Paulo Stark e com os painelistas José Borges, Diretor de Estratégia e Business Excellence da Divisão Digital Factory e Process Industries and Drives da Siemens no Brasil; Junior Freitas, Vice-Presidente de Indústrias e Engenharia de Valor da SAP; Dra. Martha Florez, Pesquisadora do Instituto de Segurança em Tecnologia da Informação da Universidade Técnica de Munique (TU München) e Fernando Rieche, Gerente do Departamento de Fundos da Área de Mercado de Capitais do BNDES.

Como conclusão, Stark pediu aos painelistas um conselho para os participantes do Congresso, em relação às novas tecnologias. Para José Borges, “o segredo está em aproveitar o potencial do conjunto das tecnologias. As grandes empresas estão tentando viabilizar o relacionamento cada vez mais simbiótico com as tecnologias e isso é um trabalho difícil. Por isso, não percam as esperanças.”

Em seguida, Luís Verdi, CCO da SAP Labs América Latina e Caribe, palestrou sobre a Inteligência Artificial. Em sua fala abordou as atividades do SAP Labs em São Leopoldo, um dos quatro SAP Leonardo Centers do mundo. “Estamos nos dedicando ao machine learning na área da Inteligência Artificial. Dessa maneira você pode livrar as pessoas de fazer trabalhos repetitivos, alcançando uma assertividade maior e liberar esses profissionais para outras atividades.”

Após o almoço, o painel sobre “Integração e desenvolvimento da cadeia de valores para a Indústria 4.0” contou com a participação do Dr. Wolfram Anders; do Prof. Dr. Engelbert Westkämper, Membro do Conselho Curador e Ex-Diretor do Instituto Fraunhofer IPA de Engenharia de Manufatura e Automação; do Rafael Lucchesi, Diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional Da Indústria – CNI (SP), Diretor-Geral de Senai e Diretor Superintendente do Sesi e do Willi Nass, Vice-Presidente de Infraestrutura e Serviços Técnicos da BASF. Antonio Lacerda, Vice-Presidente da BASF na América Latina e atual Presidente do Comitê de Inovação da AHK São Paulo moderou a discussão.

O painel focou no cenário atual das indústrias de pequeno e médio porte no Brasil e nas iniciativas do Brasil e da Alemanha para promover a Indústria 4.0 nas pequenas e médias empresas. Nesse sentido, Nass argumenta que, “o aumento de performance e de rendimento, assim como o acesso à informação e a melhora da eficiência na operação das comunidades produtivas são o nosso foco com a Indústria 4.0. O dado é o novo óleo, mas é preciso refiná-lo para que tenha valor.”

Ao término do painel, a Câmara Brasil-Alemanha formalizou um acordo de cooperação com o SENAI com o objetivo de promover as relações bilaterais entre o Brasil e a Alemanha no campo da Inovação e da Tecnologia. Dr. Wolfram Anders e Rafael Lucchesi assinaram o documento formalizando a parceria diante dos participantes do Congresso.

Em seguida, foi a vez do Prof. Dr. Helmut Krcmar da Cátedra de Ciência da Computação da Universidade Técnica de Munique palestrar sobre os “Modelos de Negócio Inovadores”. Para ele, “o processo de mudança organizacional é baseado na transformação digital. Tecnologias digitais como Big Data, Analytics e serviços na nuvem, são utilizadas para uma mudança radical nos modelos de negócio.”

CIT 2O tema “Relações entre Empresas já estabelecidas e Startups” finalizou a sequência de palestras e painéis do evento. Os painelistas, Rodolfo Santos, Presidente do BMG UpTech e Fernando C. Rieche, Gerente do Departamento de Fundos da Área de Mercado de Capitais do BNDES, falaram sobre diferentes possibilidades de financiamento para startups. Adicionalmente, Rafael Ribeiro, Diretor Executivo da Associação Brasileira de Startups, e Dennison John, CEO da SAP Labs Latin America, levantaram a questão da regularização do mercado das startups e Santos afirmou que “certamente é essencial que se crie uma legislação específica para as startups, uma vez que, no momento, diversos pontos importantes ainda não estão previstos em lei, gerando insegurança jurídica para o setor.”

Durante o congresso também houve o lançamento da 3ª edição da Revista Brasil-Alemanha de Inovação, cujo tema principal foi a Inteligência Artificial. A revista é produzida pelo departamento de Inovação e Tecnologia, em conjunto com o departamento de Comunicação da Câmara Brasil-Alemanha. Para acessar o conteúdo online da revista acesse o link.

O ponto alto do evento se deu com os anúncios da iniciativa Startups Connected. Após um breve pitch, das startups vencedoras do Prêmio Brasil-Alemanha de Startups, os representantes das premiadas receberam os troféus das empresas âncoras de cada categoria. Em seguida, foram anunciadas as sete selecionadas para o programa AHK Startups Accelerator e as duas startups que receberam uma viagem para a Alemanha.

Confira a relação completa abaixo!

O Congresso Brasil-Alemanha de Inovação contou com o patrocínio das empresas BASF, Bayer, SAP e Siemens, além do apoio do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH), da GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH) e do DAAD.

Ganhadores do 5º Prêmio Brasil-Alemanha de Startups de acordo com as nove categorias:
Agricultura Digital (Bayer) – Skydrones Tecnologia Aviônica
Alemanha (DWIH Brasil) – Greenspin
B2Bank (BMG UpTech) – Boletão
Cidades do Futuro (BASF) – TNS Nanotecnologia
Conectividade (Volkswagen) – Zumpy
Eletromobilidade (GIZ) – Mobqi
Excelência Industrial (Prensas Schuler) – goEPIK
Governo Digital (SAP) – VM9
Inteligência Artificial (Siemens no Brasil) – Ductor AGT

Ganhadores do Programa de Aceleração:
Cidades do Futuro (BASF) – TNS
Excelência Industrial (Prensas Schuler) – Órbita engenharia
Governo Digital (SAP) – justto
B2Bank (BMG UpTech) – Boletão
Eletromobilidade (GIZ) – Mobqi
Agricultura Digital (Bayer) – IAgro
Inteligência Artificial (Siemens no Brasil) – birminD

E ganhadores da Viagem para a Alemanha:
TNS
GoEpik

Fotos: Divulgação Câmara Brasil-Alemanha/Carlo Ferreri