AHK promove seminário sobre Fraunhofer no Brasil


Com o objetivo de mostrar a importância de projetos de inovação para o desenvolvimento competitivo das indústrias, o Comitê de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK, na sigla em alemão) organizou o seminário “Modelo Fraunhofer no Brasil”.



Atualmente, o Instituto Fraunhofer de pesquisas aplicadas conta com 80 centros de pesquisa no mundo todo, sendo 59 deles situados na Alemanha. Cerca de 20% de seu rendimento é proveniente de projetos de cooperação internacional.



No evento, Alexandre Martins, representante do Instituto Fraunhofer para Engenharia de Processos e Embalagem IVV, discorreu sobre a atuação da instituição no Brasil.



Para ele, as atividades desenvolvidas junto com organizações de pesquisa e tecnologia brasileiras representam um meio de acesso ao mercado externo, além de promover a interação entre os setores industrial e de pesquisa.



 Ainda, Martins destacou que, em um momento em que a indústria nacional está buscando cada vez mais investimentos em inovação, há a intenção de reforçar o intercâmbio entre as instituições daqui e o Instituto Fraunhofer.  



“Para as pequenas e médias empresas, buscar a inovação é um meio de ser competitivo. Como elas não têm suas próprias instituições de pesquisa, é interessante que elas possam procurar apoio junto ao Fraunhofer”, ressaltou.



Representando a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras, Certi, o superintendente geral da organização, Carlos Alberto Schneider, ressaltou que os acordos de cooperação com o Fraunhofer podem oferecer ao setor industrial brasileiro soluções desenvolvidas diretamente para suas atividades.



“No entanto, um dos desafios de atuação no País é a baixa oferta de patrocínio para projetos de inovação e tecnologia, ao contrário do que acontece na Europa”, completou Schneider.



A Fundação Certi participa de projetos de inovação em parceria com centros de pesquisa do Fraunhofer na área de eletrônica, manufatura e materiais aplicados, sistemas de mobilidade e ortopedia.



Acordo



Em janeiro deste ano, após assinar parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Instituto Fraunhofer será responsável pelo acompanhamento, certificação e avaliação do trabalho de instituições de pesquisa e inovação que atuem junto à indústria brasileira.



 

AHK-SP
AHK-SP