AHK Paraná lança Grupo de Intercâmbio de Experiências em Indústria 4.0

Industria 4.0 - imagem ilustrativaA Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná) inicia 2018 com novidades, entre elas está o lançamento do Grupo de Intercâmbio de Experiências em Assuntos da Indústria 4.0, que tem a finalidade de promover a troca de experiências entre executivos, especialistas e pessoas interessadas em sistemas de automação industrial e inovação tecnológica. O primeiro encontro, programado para hoje, será na sede da Bosch, em Curitiba.

“A Indústria 4.0 está sendo introduzida em nossas atividades, uma vez que o conceito ainda está pouco disseminado no Brasil e no Paraná. O empresário brasileiro precisa conhecer melhor o que realmente significa a Indústria 4.0 e é justamente para facilitar o conhecimento e a troca de experiências, que criamos o grupo”, diz Andreas Hoffrichter, diretor da AHK Paraná.

Na coordenação do grupo, a Câmara e os demais associados contarão com a expertise de Fernando Borer, gestor de manufatura dos sistemas diesel da Bosch, empresa que também faz parte do quadro associativo da entidade. O engenheiro eletrônico é colaborador da multinacional há 16 anos e, por três anos, atuou na sede da empresa na Alemanha, com projetos relacionados a Indústria 4.0.

De acordo com Borer, o foco de atuação do grupo é impulsionar a troca de informações entre os participantes. “Cada empresa tem sua forma de ver e introduzir a Indústria 4.0. No entanto, existem alguns pontos centrais e comuns, como a infraestrutura e a capacitação das pessoas, que devem ser priorizados pelas organizações para que consigam se desenvolver e atuar nessa nova onda tecnológica”, explica.

O primeiro encontro do GIE Indústria 4.0 será na unidade da Bosch em Curitiba, com plant tours e exemplos práticos de inovação tecnológica. “O objetivo, neste primeiro momento, é apresentar a experiência do grupo Bosch com relação à Indústria 4.0 e às estratégias que estão sendo aplicadas na unidade de Curitiba. Os participantes também terão a oportunidade de visitar a fábrica para ver o que estamos fazendo para capacitar os nossos colaboradores, então mostraremos um pouco da infraestrutura necessária para disponibilizar a tecnologia, além de alguns casos que já estão dando resultados”, conta o coordenador.

Indústria 4.0

Após a fase de mecanização, eletrificação e automação, chegou a vez da 4ª revolução tecnológica, também chamada de Indústria 4.0. O tema, bastante abrangente, refere-se, entre vários aspectos, à utilização de dados, conexões entre máquinas e dispositivos, todos interligados a uma rede, oferecendo uma enorme gama de aplicabilidades. “O conceito está aí para acelerar os processos, melhorar a qualidade, trazer informações mais rápidas e, com isso, aumentar a eficiência e competividade nas empresas. Este é um momento histórico e, daqui a alguns anos, vamos poder contar que vivemos essa fase de transformação tecnológica das indústrias”, finaliza Borer.

Serviço:
Evento: Grupo de Intercâmbio de Experiências em Assuntos da Indústria 4.0
Data: 08 de março
Local: AHK Paraná
Para mais informações: ahkparana@ahkbrasil.com / (41) 3323-5958

Foto: Divulgação AHK Paraná