AHK fecha parceria de incentivo à inovação


O Comitê de Inovação e Tecnologia (CIT) da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) de São Paulo, formado por executivos de empresas alemãs instaladas no País, assinou nesta sexta-feira (16) um memorando de parceria com a Associação Nacional de Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).



O principal objetivo da parceria é oferecer às empresas associadas capacitação, informações e contatos que oportunizem não somente o crescimento, mas também o fortalecimento das empresas por meio de inovações. Para tanto, o acordo prevê a criação de um programa com missões à Alemanha para a formação de fornecedores de excelência.



"A proposta do programa é fortalecer a capacidade inovadora das empresas nacionais, priorizando-se os setores de automação, autopeças, petróleo, energias renováveis, tecnologia médica e hospitalar", explicou Weber Porto, presidente da AHK.



Durante as missões, os participantes poderão fazer visitas técnicas às empresas alemãs, participar de feiras, seminários, além de rodadas de negócios e painéis com instituições daquele país para estabelecer parcerias.



Além de promover o intercâmbio no campo de inovação entre as pequenas e médias empresas brasileiras e alemãs, o programa também criará ações estruturantes para ajudar as companhias a utilizarem da melhor forma os instrumentos de fomentos à inovação disponíveis no Brasil.



"As pequenas e médias empresas são muitas vezes fornecedores de grandes empresas, então precisam se desenvolver para que possamos aproveitar o momento de crescimento econômico e não termos o gargalo que vai gerar um problema sério para o País", explicou Wilson Brício, presidente da ZF para a América do Sul e coordenador do CIT.



A organização de seminários, cursos e workshops informativos, bem como o lançamento de publicações, são outras atividades realizadas pelo CTI com objetivo de trazer informações sobre novas tendências tecnológicas e promover inovação nas empresas nacionais.



O CIT já tem definido seu calendário de eventos para 2012, que terá início em março com um seminário sobre cases de empresas com projetos Fraunhofer no Brasil.



Cenário



"Inovação é fator chave para desenvolvimento brasileiro", afirmou o gerente de Assuntos Internacionais da ABDI, Roberto Alvarez. Por outro lado, o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Carlos Américo Pacheco, afirmou que o Brasil não tem uma cultura de inovação nas empresas, fato observado também por  Wilson Brício.



”Quando olhamos para a situação do País no que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico, vemos que, em termos de investimentos, o Brasil não tem papel de destaque, não é um grande usuário de desenvolvimentos tecnológicos, mas é o 10º maior importador de tecnologias", afirmou ele.



Brício observou ainda que o momento é oportuno para a realização do projeto, já que existem fatores que favorecem o incentivo à inovação, como o apoio do governo federal, através do Plano Brasil Maior, e o positivo desenvolvimento econômico do País.

Divulgação AHK / Carlo Ferreri
Divulgação AHK / Carlo Ferreri