AHK entrega propostas a ministros


Nesta sexta-feira (13), o presidente e o vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha (AHK), Dr. Wolfram Anders e Gabriel Leupold, entregaram aos Ministros das Relações Exteriores da Alemanha e do Brasil, Frank-Walter Steinmeier e Mauro Vieira, uma brochura com 12 propostas construtivas em prol do desenvolvimento econômico bilateral.


O material foi desenvolvido pela AHK juntamente com suas empresas associadas, a fim de auxiliar na preparação das Consultas Governamentais entre os dois países. As propostas abordam temas como a produção local, o uso do diesel, a eficiência sustentável, entre outros.


“O Brasil é o mais importante parceiro comercial da Alemanha na América do Sul e um significativo mercado produtor”, afirma Anders. “Mais de 1.400 empresas alemãs estão baseadas aqui e parte delas há mais de 100 anos. Elas são responsáveis por cerca de 10% do PIB industrial brasileiro e empregam juntas cerca de 250.000 funcionários”.


Segundo o presidente da Câmara, o volume movimentado com o comércio entre os dois países dobrou desde 2006, ultrapassando os US$ 21 bilhões em 2013. Além disso, as empresas alemãs estão convencidas do grande potencial brasileiro e estima-se que no futuro irão se engajar fortemente no País, principalmente nas áreas de Inovação e Tecnologia, Desenvolvimento e Formação Profissional, bem como no setor Ambiental.


Entre as empresas que apresentaram suas propostas, estão: Bosch, Audi, Volkswagen, Mercedes-Benz, Henkel, BASF, Lufthansa, Siemens, ThyssenKrupp, Haver & Boecker e Commerzbank.


Para visualizar a brochura, clique aqui.

Divulgação AHK-SP
Divulgação AHK-SP