AHK entrega prêmio de Inovação


Aconteceu ontem (12), em São Paulo, o III Seminário Brasil-Alemanha de Inovação e o III Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação – realizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), por meio de seu Departamento de Inovação e Tecnologia (DIT), que debateu as principais tendências da inovação.


O encontro, que reuniu executivos brasileiros e alemães de grandes empresas, representantes de universidades e de órgãos de ambos governos, teve como objetivo fomentar o intercâmbio de conhecimento e um networking entre os presentes.


Foram abordados temas como a Indústria 4.0, a importância dos centros de Pesquisa e Desenvolvimento e as oportunidades da biotecnologia no Brasil. 


Com objetivo de identificar e reconhecer esforços inovadores realizados pelas empresas, além de fomentar negócios e parcerias, o anúncio dos vencedores do III Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação aconteceu ao final do Seminário.


A abertura da premiação contou com um discurso de Paulo Stark, presidente do Comitê de Inovação da Câmara Brasil-Alemanha e presidente e CEO da Siemens no Brasil. “Nosso objetivo é criar um ambiente próprio para a mudança de paradigmas. Nossa missão é fazer a inovação acontecer e buscar o diálogo com nossos representantes no Governo”, disse.


Este ano, o ganhador da Categoria Desafio – para empresas brasileiras ou alemãs de todos os portes instaladas no Brasil, que tenham desenvolvido projetos de inovação tecnológica, produto ou processo, voltado para geração e uso eficiente de energia – foi o projeto Braskem Maxio, da Braskem S.A., que apresenta uma exclusiva linha de resinas de melhor desempenho no processamento que proporciona um efetivo ganho de valor ao cliente, focando a sustentabilidade.


O segundo e terceiro lugar ficaram, para o projeto da Embraco, Tecnologia Wisemotion, e para a Voith Hydro, com o StreamDiver, respectivamente.


A Categoria Startups e PMEs é uma novidade, e o vencedor foi o projeto Leaf Águas, da ISystems, que tem como objetivo otimizar a distribuição de água, além de ser capaz de diminuir 20% de sua pressão sem interferir no abastecimento.


O Story Max, da Story Max, e o Maker 3, da Softwell Solutions, ficaram com o segundo e terceiro lugar, respectivamente.


O primeiro colocado de cada categoria foi contemplado com uma viagem à Alemanha para visitar uma feira dentro do seu segmento e Institutos de Ciência, Tecnologia e Inovação.


Paralelamente ao Seminário, ocorreu também a Feira de Carreiras Ciência sem Fronteiras Brasil-Alemanha, organizada pela AHK e pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). A feira tratou de temáticas como Recursos Humanos, Fármacos e Química e Engenharias e Robótica. Além disso, houve um matchmaking com empresas interessadas na contratação de funcionários com experiência na Alemanha.


O III Seminário Brasil-Alemanha de Inovação e o Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação contam com apoio e patrocínio das empresas BASF, Bayer, Siemens e Volkswagen.


Para acessar a 1ª edição da Revista Brasil-Alemanha de Inovação, lançada no Seminário, clique aqui.

AHK São Paulo/Carlo Ferreri
AHK São Paulo/Carlo Ferreri