Acordo de cooperação espacial é assinado no Brasil

assinaturaNo último dia 08 de março, o Diretor de Política Espacial Copernicus e Defesa da Comissão Europeia, Philippe Brunet, esteve em São Paulo para assinar o acordo de cooperação espacial com Brasil, Chile e Colômbia. O objetivo da parceria, que contou com a organização e apoio da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) e da EUROCÂMARAS, é permitir a troca de dados em matéria de observação e vigilância terrestre dentro do programa Copernicus.

O programa Copernicus é uma iniciativa liderada pela Comissão Europeia, em colaboração com a Agência Espacial Europeia, que tem como foco proporcionar informação em tempo real com o objetivo de melhorar a gestão ambiental, compreender os fenômenos naturais e diminuir os efeitos climáticos. Com o acordo, o Brasil terá acesso aos dados do Copernicus e poderá compartilhar suas próprias informações com o bloco europeu para fortalecer essa cooperação.

“Para nós da AHK São Paulo, que assumiu desde julho de 2017 a presidência da EUROCÂMARAS, é de suma importância participar e apoiar acordos que fomentam a melhor gestão ambiental em prol do melhor convívio no nosso planeta e uma melhor relação entre os seres humanos e o meio ambiente.”, comenta Dra. Claudia Bärmann Bernard, Diretora Jurídica da AHK São Paulo.

Para João Gomes Cravinho, Embaixador da União Europeia (UE) no Brasil, essa parceria possibilitará o compartilhamento de informações e o monitoramento de assuntos e fatos também do Brasil, Chile e Colômbia relacionados a alterações climáticas, desastres naturais, mudanças nos mares, por exemplo. Para ele, o acordo será uma forma desses países também encontrarem respostas para impulsionar políticas públicas mais eficientes.

 

Foto: AHK São Paulo/Becaclick