Ações de diversidade impulsionam ambiente corporativo

action-2277292_1280Uma parceria entre a Câmara Brasil-Alemanha e a Fundação Espaço ECO® colocará em pauta, por meio da iniciativa ‘Diversidade + Inclusão: as práticas que deram certo’, cases de sucesso, além das principais dificuldades e desafios na implementação de ações de diversidade no ambiente corporativo

No Brasil, a temática diversidade está ocupando cada vez mais a agenda estratégica das grandes empresas. Além de ser uma questão ética e de respeito, a diversidade impulsiona e potencializa os negócios, sendo considerada um conceito chave para o crescimento das corporações. Visando atender à crescente demanda em relação à implementação de ações de diversidade no ambiente de trabalho, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), e a Fundação Espaço ECO® (FEE®), organização instituída pela BASF, lançaram a iniciativa ‘Diversidade + Inclusão: as práticas que deram certo’, com o apoio do Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha (ISCBA).

A iniciativa está dividida em dois workshops, que acontecem nos próximos dias 30 de agosto e 18 de setembro das 8h30 às 16h30, na sede do Mulheres do Brasil, em São Paulo.  O objetivo é, por meio da presença das principais lideranças sobre o tema, buscar os caminhos mais propícios e eficazes na implementação de ações de diversidade e de inclusão no ambiente corporativo. Os workshops contarão com 8 empresas que trarão cases de sucesso, experiências, desafios e dificuldades em relação a temas como equidade de gênero, inclusão LGBT, diversidade racial e inclusão de pessoas com deficiência.  

Entre as empresas confirmadas estão: AIG, BASF, Bayer, Citibank, PwC do Brasil, Natura e Carrefour. Os especialistas que falarão sobre o cenário nacional da diversidade e suas vertentes são: Ana Malvestio, Sócia da PwC Brasil e Líder de Diversidade e Inclusão; Patrícia Santos, Fundadora da EmpregueAfro; Ricardo Sales, Consultor de diversidade e comunicação e pesquisador em diversidade e sexualidade na Universidade de São Paulo (USP); e Dra. Linamara Rizzo Battistella, Secretária de Estado dos direitos da pessoa com deficiência de São Paulo.  Os eventos contarão com a moderação de Guilherme Bara, gerente de Relacionamento e Diversidade da FEE®.

“Construir um ambiente inclusivo é uma poderosa forma de atrair os melhores talentos e desenvolver soluções que atendam de forma mais eficiente os desafios do ambiente corporativo. Sabemos que a implementação e continuidade dessas ações não são tarefas fáceis e também trazem muitos desafios. Porém, quando essas ações são bem estruturadas, os resultados são positivos e geram muitos benefícios não só para os colaboradores, mas também para a empresa e seus negócios! ”, afirma Guilherme Bara, gerente de Relacionamento e Diversidade da Fundação Espaço ECO®. 

Para Thomas Timm, vice-presidente da Câmara Brasil-Alemanha, a temática diversidade alcançou um patamar que precisa sair cada vez mais do papel para se tornar uma realidade. “A diversidade é uma das maiores riquezas do ser humano no planeta e a existência de indivíduos diferentes em uma cidade, em um país, ou em uma empresa, com suas diferentes culturas, etnias, gêneros e gerações fazem com que o mundo se torne mais completo, respeitoso e rico. Essa é a nossa intenção com essa impoertante iniciativa,  que vem ao encontro a uma relevante demanda de nossos associados.”, explica Thomas Timm.


Workshop I: Equidade de gênero e raça
O primeiro workshop, que acontece no dia 30 de agosto, tem como tema central “Equidade de gênero e raça”. Entre as empresas convidadas para apresentarem seus cases de sucesso estão a BASF, Citibank, Bayer e AIG Seguros Brasil. O assunto “Cenários e desafios para equidade de gênero no ambiente corporativo” será apresentado por Ana Malvestio, Sócia da PwC Brasil e Líder de Diversidade e Inclusão.  Já Patrícia Santos, Fundadora da EmpregueAfro, colocará em pauta os “Cenários e desafios para a atração de talentos negros”.

Mais informações, programação completa e inscrições, clique aqui!

Workshop II: Diversidade sexual e inclusão de profissionais com deficiência
O segundo workshop, que acontece no dia 18 de setembro, trará a temática “Diversidade sexual e inclusão de profissionais com deficiência”. As empresas Carrefour, Natura e PwC trarão seus cases de sucesso em relação ao tema. Na ocasião, Ricardo Sales, Consultor de diversidade e comunicação e pesquisador em diversidade e sexualidade na Universidade de São Paulo (USP) estará responsável pela palestra “Cenário da inclusão LGBT no ambiente corporativo”. Já a Dra. Linamara Rizzo Battistella, Secretária de Estado dos direitos da pessoa com deficiência de São Paulo, focará no assunto “A importância da inclusão econômica para inclusão social das pessoas com deficiência”.

Mais informações, programação completa e inscrições, clique aqui!

SERVIÇO

Workshop I e  II –  Iniciativa ‘Diversidade + Inclusão: as práticas que deram certo’

Quando: 30 de agosto e 18 de setembro, das 8h30 às 16h30

Onde: Grupo Mulheres do Brasil – Rua Dr. Tomás Carvalhal, 681 – Paraíso – São Paulo (SP)

Investimento: R$ 890,00 (Participação nos dois workshops: R$ 1.590,00)

Informações: integracao@ahkbrasil.com

Mais informações Workshop I, clique aqui!

Mais informações Workshop II, clique aqui!

 

Foto: Foto: Pixabay/CC/rawpixel