Abertas inscrições ao Prêmio von Martius

A edição de 2014 do Prêmio von Martius de Sustentabilidade, da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK-SP), está recebendo inscrições de cases concorrentes até o próximo dia 23 de junho (data da postagem). Podem concorrer projetos concluídos ou em andamento de empresas, organizações não governamentais, indivíduos, governos e instituições nacionais que promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural alinhado ao conceito de desenvolvimento sustentável.

A taxa de inscrição é de R$ 100, e a cerimônia de premiação será no dia 5 de agosto, durante o congresso Ecogerma, no Club Transatlântico, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas através do site www.premiovonmartius.com.br

O Prêmio foi criado pela Câmara Brasil-Alemanha em 2000, com a proposta de premiar projetos que valorizam ações voltadas ao desenvolvimento sustentado de diversas comunidades, que podem ser utilizadas como exemplo aplicável às mais variadas situações geoeconômicas do País.

Foi instituído também com a intenção de divulgar e reforçar o compromisso da Alemanha e das empresas de capital alemão instaladas no Brasil com o desenvolvimento sustentável.

Já a escolha de seu nome deu-se em homenagem ao botânico alemão Carl Friedrich von Martius (1794-1868), cujo trabalho de pesquisa científica, durante sua viagem de quase três anos pelo Brasil, entre 1817 e 1820, contribuiu grandiosamente para a botânica, cultura e história do País.

Este é o único concurso de projetos ambientais do País a possuir auditoria de procedimentos durante a escolha dos projetos e também na compensação de todo o gás carbônico despendido desde o início das atividades até o evento de entrega do prêmio. A ação é resultado da parceria entre a Câmara Brasil-Alemanha, a Atlântica Simbios (consultoria na área de serviços e meio ambiente responsável pelo reflorestamento), BRTÜV (empresa especializada em certificação e qualificação de produtos e serviços) e Green Consultants (empresa responsável pelo levantamento do cálculo do inventário de emissões).

O Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2014, em sua 13ª edição, conta com o patrocínio das empresa Volkswagen, além do apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), do WWF-Brasil.
 

Missouri Botanical Garden
Missouri Botanical Garden