Abertas as inscrições ao Prêmio von Martius 2013

A edição de 2013 do Prêmio von Martius de Sustentabilidade, da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK-SP), está recebendo inscrições de cases concorrentes até o próximo dia 13 de maio.  O prêmio contempla trabalhos de empresas, organizações não governamentais, indivíduos, governos e instituições nacionais nas categorias Natureza, Humanidade e Tecnologia. Podem concorrer projetos concluídos ou em andamento que promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural alinhado ao conceito de desenvolvimento sustentável.

Pioneirismo

Criado no ano 2000 pela AHK-SP por meio de seu Departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética, o prêmio leva o nome do pesquisador alemão Carl Friedrich Phillip von Martius (1794 – 1868), cujo trabalho de pesquisa científica, durante a viagem de quase três anos pelo Brasil, entre 1817 e 1820, contribuiu para o conhecimento e a valorização do ambiente natural e cultural de nosso País.

Em 11 edições, o von Martius recebeu a inscrição de 1.741 projetos, tendo premiado 99 cases. Nos anos 2011 e 2012, a sua realização foi suspensa temporariamente, retornando agora, em 2013.

O pioneirismo sempre marcou a sua trajetória. Criado como Prêmio von Martius de Meio Ambiente, passou, em 2007, a reconhecer relatos de melhores práticas (cases) de sustentabilidade como um todo – sendo o primeiro no Brasil a fazê-lo. Também foi pioneiro em outros aspectos: foi o primeiro a premiar cases de tecnologia; o primeiro a ter o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma-ONU); o primeiro a compartilhar os projetos inscritos em um livro distribuído gratuitamente; o primeiro a adotar uma auditoria externa independente de procedimentos; o primeiro a ter uma certificação da pegada ecológica e o primeiro a compensar as suas emissões de gases de efeito estufa (GEE´S).

Segundo Ricardo Rose, diretor do Departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética da AHK-SP, “a edição de 2013 do Prêmio von Martius será realizada em circunstâncias muito especiais, porque estamos unindo dois sucessos: o Prêmio von Martius e a Ecogerma 2013, congresso de tecnologias sustentáveis que será organizado pela Câmara Brasil-Alemanha em junho. Mais importante, ambos serão realizados em meio às comemorações do Ano da Alemanha+ Brasil 2013/2014”.

Comissão julgadora

O Prêmio von Martius de Sustentabilidade sempre foi realizado com o acompanhamento e apoio de uma comissão julgadora independente, integrada por jornalistas, especialistas e empresários. Estes, depois de leitura e avaliação individual dos projetos inscritos, reúnem-se para debater as suas conclusões e, juntos, chegam à indicação dos vencedores. O jornalista e consultor Rogério Ruschel, coordenador do processo seletivo do von Martius desde 2000, enfatiza que a comissão tem acesso aos cases inscritos e aos documentos originais, não se limitando a ler os resumos encaminhados pela internet. “Entendemos que isso enriquece o julgamento e agrega credibilidade aos resultados”, declara Ruschel.

Inscrições

O Prêmio von Martius tem uma taxa de inscrição de R$100. Interessados podem se inscrever pelo site www.premiovonmatrius.com.br, enviando posteriormente, por correio, comprovante de depósito e duas cópias impressas do projeto concorrente.

Os vencedores serão informados individualmente e por escrito até o dia 13 de junho de 2013 sobre os resultados que serão divulgados a partir do dia 19 de junho. A entrega da premiação será realizada durante um evento especial, no dia 26 de junho de 2013, em São Paulo.

A edição 2013 do Prêmio von Martius de Sustentabilidade tem o patrocínio da Volkswagen, o apoio do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA,) do World Wild Fund (WWF) e  da Sustentax – Engenharia de Sustentabilidade; auditoria de procedimentos da BRTUV e compensação de GEES da CarbonFix.

 

Missouri Botanical Gardens
Missouri Botanical Gardens