1º Workshop sobre Diversidade e Inclusão reúne empresas para discutir boas práticas

1_workshop_rgbUma parceria entre a Câmara Brasil-Alemanha e a Fundação Espaço ECO® por meio da iniciativa ‘Diversidade + Inclusão: as práticas que deram certo’, apresentou cases de sucesso, além das principais dificuldades e desafios na implementação de ações de diversidade no ambiente corporativo

No Brasil, cresce a importância estratégica da diversidade nas grandes empresas. Além de ser uma questão ética e de respeito, a diversidade impulsiona e potencializa os negócios, sendo considerada um conceito chave para o crescimento das corporações. Visando atender à crescente demanda em relação à implementação de ações de diversidade no ambiente de trabalho, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) e a Fundação Espaço ECO® (FEE®), lançaram a iniciativa ‘Diversidade + Inclusão: as práticas que deram certo’, com o apoio do Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha (ISCBA).

Sendo assim, o primeiro workshop da iniciativa voltado para o tema “Equidade de gênero e raça” foi realizado dia 30 de agosto na sede do Espaço Mulheres do Brasil em São Paulo. O evento contou com a participação de três palestrantes para cada um dos temas. De manhã, Ana Malvestio, Sócia da PwC Brasil e Líder de Diversidade & Inclusão; Cristiana Brito, Diretoria de Corporate Affairs e Idealizadora do Programa Women in Business e Adriano Bandini Campos, Responsável pelo Programa de Home-Office, Qualidade de Vida e Diversidade do Citibank discutiram o tema “Equidade de Gênero no Ambiente Corporativo”.

A parte da tarde foi dedicada aos “Programas de valorização da Diversidade Racial”. Participaram desse painel Patricia Santos, Fundadora da EmpregueAfro; Jean Nys, Consultor de Recursos Humanos e Líder do Programa de Diversidade e Inclusão da Bayer e Viviane Elias, Líder do Grupo de Diversidade Racial da AIG Seguros Brasil.

A iniciativa será retomada em um segundo workshop sobre “Diversidade sexual e inclusão de profissionais com deficiência”, que está planejado para ocorrer no dia 18 de setembro a partir das 08:30 horas no mesmo local.

Entre as empresas confirmadas para este segundo encontro estão: Carrefour, Natura, PwC do Brasil e Dow Brasil. Os especialistas que falarão sobre o cenário nacional da diversidade são: Ricardo Sales, Consultor de diversidade e comunicação e pesquisador em diversidade e sexualidade na Universidade de São Paulo (USP) e a Dra. Linamara Rizzo Battistella, Secretária de Estado dos direitos da pessoa com deficiência de São Paulo. 

“Construir um ambiente inclusivo é uma poderosa forma de atrair os melhores talentos e desenvolver soluções que atendam de forma mais eficiente os desafios do ambiente corporativo. Sabemos que a implementação e continuidade dessas ações não são tarefas fáceis e também trazem muitos desafios. Porém, quando essas ações são bem estruturadas, os resultados são positivos e geram muitos benefícios não só para os colaboradores, mas também para a empresa e seus negócios! ”, afirma Guilherme Bara, gerente de Relacionamento e Diversidade da Fundação Espaço ECO®. 

Para Thomas Timm, Vice-Presidente da Câmara Brasil-Alemanha, a temática diversidade alcançou um patamar que precisa sair cada vez mais do papel para se tornar uma realidade. “A diversidade é uma das maiores riquezas do ser humano no planeta e a existência de indivíduos diferentes em uma cidade, em um país, ou em uma empresa, com suas diferentes culturas, etnias, gêneros e gerações fazem com que o mundo se torne mais completo, respeitoso e rico. A nossa intenção com essa importante iniciativa,  é ir de encontro a uma relevante demanda de nossos associados.”, explica Thomas Timm.

A partir desses eventos objetiva-se buscar os caminhos mais propícios e eficazes na implementação de ações de diversidade e de inclusão no ambiente corporativo. Os workshops apresentam cases de sucesso, experiências, desafios e dificuldades em relação a temas como equidade de gênero, inclusão LGBT, diversidade racial e inclusão de pessoas com deficiência.


SERVIÇO

Workshop II –  Iniciativa ‘Diversidade + Inclusão: as práticas que deram certo’

Quando: 18 de setembro, das 8h30 às 16h30
Onde: Grupo Mulheres do Brasil – Rua Dr. Tomás Carvalhal, 681 – Paraíso – São Paulo (SP)
Investimento: R$ 890,00
Informações: integracao@ahkbrasil.com
Mais informações Workshop II, clique aqui!

Foto: Divulgação AHK-SP