Voith melhora performance de máquina da Oji Papéis Especiais

A Voith concluiu com sucesso o start-up do upgrade do sistema de controle da rebobinadeira VariPlus, instalada na Oji Papéis Especiais, em Piracicaba, no estado de São Paulo.

Com mais de 150 anos de experiência no mercado de papel, a multinacional alemã havia fornecido a rebobinadeira VariPlus e seu respectivo sistema de controle em 2003. Ao longo dos anos, foi necessário modernizar o sistema e atualizar os equipamentos.

“Após a modernização, a vida útil da rebobinadeira VariPlus foi prorrogada para 10 anos ou mais. Agora, em caso de paradas, é possível encontrar peças e ter uma melhor performance na troca dos equipamentos”, explica Antonio Lemos, Presidente de Products & Services (P&S) para Voith Paper América do Sul.

Neste projeto, Voith e Oji Papéis Especiais contaram com a expertise de um time composto por especialistas do Brasil, Alemanha e Japão no desenvolvimento e implementação de uma solução de automação abrangente e sob medida para o upgrade do sistema de controle em questão, tendo como base um sistema virtualizado.

“O sucesso deste projeto deve-se basicamente ao trabalho em equipe, onde a sinergia e a integração das equipes Voith e Oji foram essenciais para alcançar os objetivos propostos”, destaca Alessandro Frias, Consultor de Projetos da Oji Papéis Especiais.

“A solução é tendência na indústria mundial. Com ela, agregamos valor à empresa, aprimoramos os conceitos de controle do sistema de automação, e aplicamos, de forma gradual, a evolução digital do processo”, finaliza Leandro Oliveira, Senior Vice-President Sales and Marketing da Voith Digital Solutions para a América Latina.

A virtualização do sistema de controle e automação oferece robustez e flexibilidade, além de ganhos consideráveis na disponibilidade da informação para as camadas de gerenciamento de produção e manutenção.

Esta facilidade permite que a empresa diminua a dependência do hardware e passe a ter uma visão ampla do desempenho da máquina – como o real funcionamento dos componentes –, sendo possível prever e corrigir possíveis problemas técnicos futuros.

Principais benefícios a partir do upgrade do sistema de controle:

– Ganho de produtividade e redução do número de paradas devido à atualização do hardware para base virtualizada e upgrade dos softwares de gerenciamento;

– Redução de tempo no setup da máquina;

– Melhor diagnóstico para as ações de manutenção e ganho expressivo na solução de defeitos;

– Possibilidade de manutenção remota por especialista Voith em qualquer parte do mundo, por meio da utilização da tecnologia VPN.

Divulgação: Voith