GfK divulga índices do Varejo Eletroeletrônico

 

GfK_535x306O Índice GfK-4E de Atividade no Varejo Eletroeletrônico foi construído com o intuito de ser o principal indicador antecedente da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) – IBGE no que tange à categoria de produtos eletroeletrônicos*.

Além de conter informações únicas para o setor, o Índice GfK-4E conta com o respaldo do conhecimento e das bases de dados singulares da GfK – empresa que é referência em informações primárias deste e de outros mercados consumidores – e a longa experiência dos técnicos da 4E na elaboração de índices de atividade econômica.

A metodologia por trás do Índice GfK-4E procura replicar os processos de ponderação e deflação pela qual passam os índices da PMC e, por isso, possui grande correlação e importante capacidade preditiva, já que é publicado antes da pesquisa do IBGE.

A série dessazonalizada do Índice GfK-4E, da mesma forma, é processada pelo mesmo algoritmo de ajuste sazonal que é submetido a PMC, mas carrega características próprias devido a maior homogeneidade entre os produtos frente ao amplo espectro de itens contemplado pelo índice restrito da PMC.

O resultado de agosto mostrou alta de 5,2% das vendas em relação a agosto de 2016, acumulando uma alta de 8,8% no ano e de 10,6% em doze meses. Na margem o indicador de agosto mostrou queda de 1,1% em relação a julho, no dado livre de influências sazonais. A média móvel trimestral da série dessazonalizada mostrou alta de 2,6%. A tabela abaixo mostra as principais variações do índice nos últimos meses. Para acessar a série de dados do Índice GfK-4E, com dados desde 2009, clique aqui.

*Eletroeletrônicos: Linha branca, Eletrônicos, Informática, Eletro portáteis, Telefonia.

Foto: Divulgação GfK